Europa: Reunião entre União Europeia e União Africana adiada por “motivos de agenda”

Na reunião desta quarta-feira estava previsto um debate sobre a resposta à pandemia de Covid-19 e o alívio da dívida dos países africanos.

A reunião de alto nível entre os líderes das instituições da União Europeia (UE) e da União Africana (UA) que estava prevista para esta quarta-feira foi adiada por “motivos de agenda”, segundo fonte do Conselho Europeu. “A reunião entre líderes da UE e da UA foi adiada para uma data posterior por motivos de agenda”, revelou fonte do Conselho Europeu aos jornalistas.

Segundo o site de notícias Politico, o adiamento do encontro desta quarta-feira prendeu-se com a ausência de um número suficiente de chefes de Estado da UA. O presidente sul-africano e atual líder da UA, Cyril Ramaphosa, terá recomendando, numa carta enviada ao Conselho Europeu, que a reunião fosse “adiada até novo aviso” devido ao “baixo nível de representação ao nível dos chefes de Estado africanos”.

Inicialmente prevista para ter lugar presencialmente em outubro, a 6.ª cimeira UE-UA foi adiada para 2021 devido à pandemia de Covid-19, tendo sido agendada uma outra reunião, em formato virtual, com o objetivo de compensar a ausência de um encontro em 2020.

Na reunião desta quarta-feira estava previsto um debate sobre a resposta à pandemia de Covid-19 e o alívio da dívida dos países africanos.

Os dois lados preveem sublinhar a importância de esforços internacionais coordenados na área do alívio da dívida de países africanos e o aumento do acesso a financiamento internacional”, referia o Conselho em comunicado.

Entre os temas que estavam previstos, o Conselho salientava também a “resposta imediata à pandemia de Covid-19, incluindo o acesso a medicamentos, equipamento, vacinas e medidas como o fortalecimento dos sistemas de saúde”.

Questões de longo prazo estavam também previstas para debate entre os líderes das instituições, nomeadamente a recuperação da economia e a necessidade de se “reconstruir melhor”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments