Governo de Angola assina acordo de “mil milhões de euros” para compra de navios de guerra para Marinha de Guerra de Angola (MGA)

Governo de Angola assinou um acordo de mil milhões de euros para o fornecimento de corvetas BR71 MK II para a marinha com o grupo Edge dos Emirados Árabes Unidos, revela o portal Defense Web.

A Edge é uma subsidiária da Abu Dhabi Ship Building (ADSB), cujo presidente do Conselho de Administração, David Massey, disse que as corvetas são “uma embarcação capaz de levar a cabo missões múltiplas para assegurar a costa de Angola de 1.600 quilómetros”.

ADSB tem um estaleiro naval em Abu Dhabi

A corveta em causa foi desenvolvida pelos estaleiros franceses CMN, que faz parte do grupo de construção naval Privinvest.

A Privinvest é a companhia envolvida no escândalo das dívidas ocultas em Moçambique, em que o Estado foi prejudicado em centenas de milhões de dólares.

O portal faz notar que em 2016 Angola tinha assinado outro contrato com a Privinvest, no valor de 495 milhões de dólares, para o estabelecimento de um estaleiro naval em Angola e o fornecimento de vários navios.

O acordo foi confirmado nesse ano pela própria Privinvest.

“O portal diz que o acordo de 2016 foi reduzido substancialmente por pressão do Fundo Monetário Internacional, mas Angola recebeu três barcos patrulha da CMN, prevendo se a entrega de duas outras embarcações”.

O ministro da Defesa angolano João Ernesto dos Santos encontra-se actualmente em Abu Dhabi, onde decorre uma exposição militar.

O portal que noticiou o acordo acrescenta que o anúncio do mesmo foi feito para “coincidir com a exposição de defesa IDEX”.

O tipo de corveta a ser comprado por Angola tem capacidade para uma tripulação de 50 membros, velocidade máxima de 30 nós e uma autonomia de 2.500 milhas marítimas à velocidade de 12 nós.

Pode acomodar também um helicóptero e dois barcos de seis metros cada.

A corveta pode também ser equipada com mísseis mar-mar e terra-ar.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments