Holanda: Isabel dos Santos perde “Galp” para Sonangol em tribunal holandês, anunciou a petrolífera angolana

Um tribunal holandês onde a Sonangol e uma holding de Isabel dos Santos, a Exem Energy, disputavam uma quota na portuguesa Galp deu razão à petrolífera angolana que fica a ser a detentora do investimento da Esperaza Holding BV na empresa portuguesa com um valor estimado em 700 milhões USD, avançou hoje a petrolífera em comunicado.

Em disputa estavam 40 por cento das acções da Esperaza Holding BV, com um valor de cerca de 700 milhões USD e, de acordo com a sentença definitiva agora conhecida, a Exem Energy, de Isabel dos Santos, passam a ser detidas apenas pela Sonangol.

Como foi hoje noticiado, a sentença foi divulgada em comunicado divulgado pela Sonangol e nele é enfatizado que o tribunal sentenciou que a petrolífera angolana é detentora de 100 por cento da Esperaza.

“Até aqui, e antes desta sentença, as acções da Esperaza Holding BV eram detidas em 60% pela Sonangol e os restantes 40% (quota em disputa judicial) pela Exem, de Isabel dos Santos, correspondendo os 100% a 45% da Amorim Energia, a accionista de referência da petrolífera portuguesa”.

No documento enviado ao FreeMindFreeWorld.Org pode ler-se que a “transacção pela qual a Exem Energy pretendia adquirir a sua participação na Esperaza estava “contaminada por ilegalidades” que permitiam “influenciar o controlo directo da petrolífera nacional” de forma a obter “vantagens financeiras extraordinárias” prejudicando o Estado angolano.

A Sonangol informa ainda que a Exem Energy foi condenada ainda por este tribunal arbitral a pagar os custos totais “despendidos” neste processo pela petrolífera nacional.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments