Índia suspende “produção de xaropes” para tosse envolvidos em mortes de crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) suspeita que quatro dos xaropes feitos pela empresa têm “quantidades inaceitáveis” de produtos químicos que podem danificar o cérebro, pulmões, fígado e rins.

As autoridades de saúde indianas interromperam a produção de xaropes do laboratório Maiden Pharmaceuticals, porque estes podem estar ligados à morte de dezenas de crianças: 60 na Gâmbia, África, e potencialmente mais de 20 crianças na Indonésia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) suspeita que quatro dos xaropes feitos pela empresa têm “quantidades inaceitáveis” de produtos químicos que podem danificar o cérebro, pulmões, fígado e rins de quem os toma.

Na quarta-feira, a Organização Central de Controlo de Medicamentos da Índia disse que a Maiden Pharmaceuticals estava “a fabricar e a testar medicamentos sem aderir aos vários requisitos (e a violá-los) de boas práticas de fabricação”.

“Tendo em vista a gravidade das contravenções observadas durante a investigação e seu potencial risco para a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos produzidos, todas as atividades de fabricação da empresa estão sendo interrompidas com efeito imediato”, afirmou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu anteriormente um alerta sobre os medicamentos e estes já foram recolhidos pela Agência de Controlo de Medicamentos da Gâmbia, onde foi dado o alerta pela primeira vez. As mortes confundiram os médicos até que surgiu um padrão: dezenas de pacientes com menos de cinco anos adoeceram três a cinco dias depois de tomar um xarope vendido pela Maiden Pharmaceuticals.

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments