Líder da Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola (JMPLA) condena “proposta de destituição” de João Lourenço

O Primeiro-secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, condenou esta quinta-feira, na província do Bié, qualquer acção que visa a destituição do Presidente da República, João Lourenço, tendo considerado um acto de subvenção à ordem constitucional.

O político falava aos militantes da JMPLA, representantes dos 164 municípios do país, à margem da III reunião metodológica nacional sobre o trabalho da organização, que acontece sexta-feira, na cidade do Cuito.

Em Julho deste ano, “a UNITA, maior força da oposição, apresentou ao Parlamento um expediente jurídico que visa, no essencial, destituir o Presidente da República.

Crispiniano dos Santos considerou essa estratégia uma forma de tomar o poder fora do quadro político institucional vigente, já que o Presidente foi eleito democraticamente pela maioria dos angolanos nas últimas eleições, realizadas em Agosto de 2022, precisamente há um ano.

Por isso, solicitou mais apoio dos militantes em torno do líder do partido.

Na ocasião, o primeiro-secretário do MPLA no Bié, Pereira Alfredo, pediu aos jovens da organização e não só a manterem-se firmes e a continuarem a acreditar nos programas do governo, que visa melhorar cada vez mais a vida das populações.

 Em declarações à Angop, “o primeiro-secretário da JMPLA no Bié, Alfredo Vieira Capitango, disse que a juventude local está com a consciência positiva, que sempre olha pelo percurso histórico que conduziu o país para a paz definitiva”.

Para ele, os militantes do Bié continuam engajados na sensibilização da população no sentido de contrapor quaisquer informações infundadas em torno do Presidente da República, João Lourenço.

Já a primeira-secretária desta organização na Huíla, Ilda Martins, referiu que os militantes na sua província estão tranquilos e atentos contra qualquer acto que visa desestabilizar o país e a harmonia social.

Disse que na província da Huíla, por exemplo, a juventude está consciente que o plano da UNITA visa, sobretudo, distrair a população para não ver as reformas económicas que o país está a conhecer.

Em Cabinda, “a JMPLA apoia todas as estratégias até agora traçadas pelo líder do MPLA e acompanha de perto o processo de desenvolvimento do país, disse a sua primeira-secretária, Suzeth Velasco”.

Já a primeira-secretária da JMPLA em Benguela, Guilhermina de Araújo, realçou que os jovens devem continuar a cerrar fileiras em apoio ao Presidente da República, João Lourenço, por considerar um líder destemido e focado no desenvolvimento do país.

O acto foi antecedido de uma marcha que visou apoiar o líder do MPLA, João Lourenço.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments