Líderes da Oposição angolana, Frente Patriótica Unida (FPU) expressam “apoio ao protesto” e pedem marchas pacificas em Angola

Os Líderes da Frente Patriótica Unida (FPU), oposição angolana expressaram apoio à manifestação de protesto em Angola contra a subida dos combustíveis, apelando às autoridades que não exerçam repressão e aos manifestantes que denunciem “perturbações” ao caráter pacifico da marcha.

O posicionamento foi expresso hoje num comunicado subscrito pelos líderes desta plataforma, Adalberto da Costa Júnior (UNITA), Filomeno Vieira Lopes (Bloco Democrático) e Abel Chivukuvuku (PRA-JA Servir Angola).

Em causa está um protesto, convocado por organizações da sociedade civil a nível nacional contra “o mega-aumento do preço dos combustíveis” e “cerceamento das liberdades das associações e organizações não governamentais”.

Os líderes da Frente Patriótica Unida (FPU) manifestam solidariedade com as reivindicações de melhoria salarial dos trabalhadores da saúde e da educação e melhores condições de vida para toda população, em particular, as zungueiras (vendedoras ambulantes), os moto taxistas e taxistas atingidos de forma brutal pelo aumento do custo dos combustíveis.

Apontam, no comunicado, o elevado nível de insensibilidade institucional para os graves problemas nacionais, face a uma onda de protesto generalizada, criticando a resposta institucional tem “violenta e, no decurso da qual, 11 cidadãos civis perderam a vida, entre os quais uma criança de 12 anos, para além de alguns membros das forças policiais”.

Os números oficiais apontam para cinco mortes durante confrontos entre polícia e manifestantes no Huambo.

“As lideranças afirmam o direito ao protesto pacífico como forma inequívoca da sociedade fortalecer os meios de ação democráticos”, referem, assinalando que o objetivo é fazer “uma chamada de atenção ao Executivo angolano do efeito devastador destas medidas” e “que a cada dia torna o exercício de sobrevivência das famílias insuportável”.

Exortam por isso o Presidente da República a não pôr em causa o direito às manifestações a pretexto de estarem ao “serviço de partidos políticos” e não ordenar às forças policiais e às forças armadas que exerçam repressão aos manifestantes, “deixando que de forma pacífica possam exprimir a dor que lhes vem na alma”.

 Às instâncias internacionais que não validem “as habituais narrativas de desordem, anarquia, etc., que viabilizam a intervenção militar” e aos media “que façam uma cobertura real dos propósitos das marchas”, apelam.

Os líderes da Frente Patriótica Unida (FPU) instam os participantes a seguirem as instruções dos organizadores e a denunciarem qualquer tentativa de aproveitamento de operadores infiltrados perturbarem o caráter pacífico dos eventos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Pra-Já Servir Angola, Abel Chivukuvuku, aproveitou a ocasião para traçar como objectivo da Frente Patriótica Unida (FPU), a coligação ad hoc que tem com a UNITA e com o BD, para alternar o poder nas eleições gerais […]

trackback

[…] Chivukuvuku, que esteve acompanhado pelos seus parceiros da plataforma Frente Patriótica Unida (FPU), entre os quais os líderes da UNITA (maior partido da oposição angolana), Adalberto Costa […]

trackback

[…] imperativo legal, o Bloco Democrático (BD) dever-se-á retirar da plataforma política Frente Patriótica Unida (FPU), para poder concorrer às eleições gerais de 2027 de forma isolada, sob pena de ser extinto da […]

trackback

[…] imperativo legal, o Bloco Democrático (BD) dever-se-á retirar da plataforma política Frente Patriótica Unida (FPU), para poder concorrer às eleições gerais de 2027 de forma isolada, sob pena de ser extinto da […]