Portugal: Magnata interessado na compra do Eurobic tem cadastro criminal

Roger Tamraz, de 80 anos de idade, o bilionário interessado na compra da maior parte das acções do Euro BIC, banco em que Isabel dos Santos é principal acionista.

Nascido no Cairo, se tornou cidadão americano em 1989. Roger Edward Tamraz, que fundou e preside o conselho da Netoil Inc. (empresa de investimento privado na indústria de petróleo e gás), é um homem de negócios com uma rede de contactos em várias partes do mundo.

Na Europa, o magnata já é proprietário de um banco na Letónia, o PNB Banka, mas tentou recuperar aquele que é o sexto maior banco daquele país europeu, através de um aumento de capital de 176 milhões de euros, segundo a imprensa internacional, e não terá tido aval do Banco Central Europeu, o que poderá não ser um bom sinal para a avaliação à idoneidade e origem de fundos que o BCE tem de fazer ao comprador do EuroBic.

É um investidor cujos negócios estão voltados a área de petróleo e gás, banca, aviação, reorganização e reestruturação de empresas.

O seu património no ramo imobiliário é valoroso e está em várias cidades como Londres, Nova York, Paris, Dubai e outros lugares.

No fim da década de 90, esteve no centro de uma investigação em França sobre actividades financeiras criminosas ao mesmo tempo que fugia a justiça do Líbano, depois de acusado de desfalque de US $ 200 milhões e responsabilizado pela falência de um banco que ele controlava, o Al Mashreq Bank.

A justiça francesa o obrigou a pagar o equivalente a cerca de US $ 57 milhões pela sua responsabilidade no colapso de um banco francês.

As suas conquistas no mundo dos negócios começam em 1967, depois que terminou a formação em Harvard e foi convidado a participar do resgate do banco libanês Intra, onde ganhou a imagem de bom gestor e aproximou-se a Amine Gemayel, que pouco tempo depois se tornou presidente do Líbano.

Em 1973, Tamraz encabeçou um projecto de construção de gasoduto. Nos anos 1980, assumiu o comando do Hôtel Meurice, do Prince-de-Galles e do Café de la Paix.

Em seguida, comprou várias refinarias europeias e reuniu-as dentro do TamOil, antes de revender tudo. Em 1988, a sua fortuna já era estimada ao equivalente a 200 milhões de euros.

O bilionário é proprietário, além de outras empresas, da Milshare Holding que controla bancos no Médio Oriente e nos Estados Unidos, com activos totais de USD 10 bilhões.

Confidence News

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments