Organização de Defesa dos Direitos Humanos, OMUNGA denuncia “repressão de manifestação e detenção de ativistas”

A Organização de Defesa dos Direitos Humanos, OMUNGA denunciou que três jovens ativistas angolanos foram detidos no sábado, no Lobito (sul) quando tentavam realizar uma manifestação contra o aumento dos preços que foi travada pela polícia.

Segundo um comunicado da organização, os ativistas encontravam-se no local conhecido como “Campo do Morro da Radio”, onde iria ter início o protesto contra os elevados preços da cesta básica, quando foram surpreendidos pela polícia, que dispersou os manifestantes.

Três dos ativistas – Olímpio Cipriano, Mateus Mbambi Kavalo e o Gabriel Marques Neto — foram detidos, estando a aguardar julgamento, adiantou a Omunga.

A associação de defesa dos direitos humanos sublinhou que os organizadores “cumpriram todos os procedimentos legais”, tendo informado as autoridades, embora a administração do Lobito se tenha negado a receber a carta que dava conta da realização da manifestação, alegando que os signatários exibiam “profissões falsas”.

“O comportamento da administração consubstancia-se numa autêntica violação dos direitos humanos, pelo que a Omunga condena veemente tal atitude que de certa forma contrasta com a informação segundo a qual Angola deixou de ser um Estado autoritário”, destacou a Omunga.

A associação apelou ao tribunal que “corrija” o “excesso de zelo e a barbaridade perpetrada pela administração em conluio com a polícia nacional”, e liberte os ativistas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments