Polícia Nacional de Angola (PNA) impediu vigília em Luanda convocada por várias organizações da sociedade civil para exigir a implementação das autarquias.
Uma vigília promovida pela sociedade civil em Luanda foi impedida, nesta sexta-feira (10.02), pela polícia. A manifestação pretendia exigir à Assembleia Nacional a conclusão urgente do pacote legislativo autárquico e exortar o Executivo à inclusão no Orçamento Geral do Estado de 2023 de uma rubrica destinada à realização das eleições autárquicas.
Em declarações à DW África, os ativistas na capital angolana prometeram realizar uma manifestação em breve.
A iniciativa foi organizada pelas organizações não-governamentais OMUNGA, Movimento Jovens pelas Autarquias e Friends of Angola, e também estava prevista para ocorrer simultaneamente em Benguela.
No entanto, em Luanda, as autoridades alegaram que o horário da manifestação não foi respeitado. Por isso, a polícia impediu a vigília.
Em Benguela, segundo avançou à agência de notícias Lusa o diretor da OMUNGA, João Malavindele, a vigília estava marcada para ocorrer às 18h. O Governo provincial, porém, informou pela manhã que as ONG não estavam autorizadas a realizar o protesto.