Portugal: “Angola tinhas tudo para dar certo” – Príncipe ßião

TINHAS TUDO PARA DAR CERTO
[ANGOLA ??]
 
A tua descoberta logrou-te escravidão durante anos; surripiaram-te riquezas incalculáveis; teus filhos foram tributo nas mãos dos horripilantes homens sem humanidade, sofreram em navios e jorrou seus sangues na construção daquelas lindas cidades do ocidente etc.
 
A história reza que tinhas filhos destemidos; em cada tribo, um rei mais impávido que o outro. Filhos que deram suas vidas por ti, ó mãe que nos pariu.
 
Os pais dos pais dos meus pais sucumbiram traçando planos para te abjugar da mão do teu opressor. Não sei a razão d’eu estar a contar-te a história que já dominas, e melhor do que eu, teu filho, ó mãe que nos pariu.
 
Os pais dos meus pais concretizaram os anseios dos pais dos pais deles. Libetaram-te do câncer que te atormentava. Deixaram-te com muita vida, muitos filhos e com muita vontade ainda de difundir-se.
 
O anelo dos meus pais e dos pais deles era de dar suas valiosas vidas para oferecer uma Terra próspera, saudável e com igualdade às suas proles. Entre tantos, com tudo e todos, enganámo-nos no “vilão certo”, o teu filho Caim acusou Abel de ser o Caim e, nós teus filhos cassulas, acreditamos, ó mãe que nos pariu.
 
Tinhas tudo para dar certo, ó mãe que nos pariu??. Mas a ganância dos teus filhos dizimou o desejo de seus pais. Encorajaram soldados para morrerem e os apelidaram de “soldados desconhecidos” e os seus mandantes, uns tornaram-se heróis e, outros, generais e majores podres de rico.
 
Tinhas tudo para dar certo, ó mãe. Mas os teus filhos preferem comer lá fora para não darem nos seus irmãos aqui dentro. Preferem ser os mais ricos dentre os filhos das tuas irmãs (países d’África) a ajudarem seus irmãos que morrem por fome e outra doenças. Favorecem o teu câncer antigo e abandonam a tua geração.
 
Tinhas tudo, mas o teu atual câncer (teus filhos) é pior que o teu remoto, é maligno. Tem cura, mas parece que não quer ser curado, ó mãe.
 
Tinhas tudo, porém teus filhos controlam tudo. A tua voz (comunicação social) é fraudada, chega-nos com ruído e com informações vazias. As tuas escolas ensinam os heróis de outras partes do mundo e não falam dos teus filhos e dos teus sobrinhos.
 
Tinhas. Eu sei que tinhas.
Mas…os teus filhos patriotas não vivem em ti. Mas…Eu sei que AINDA TENS TUDO PARA DAR CERTO, ó mãe que nos pariu…
 
Eu e a maioria dos teus filhos esquecidos parecemos enteados. Temos tanto valor somente em suas campanhas eleitorais. Somos a diversão deles quando desejam assistir ao sofrimento. Eles parece que têm pacto com o pai do teu colono, o destemido diabo.
 
Ó mãe! Aqueles teus filhos rebeldes e sem coração não nos ligam. Eles têm tudo para acabar com o nosso sofrimento, mas estão sem vontade. Eles comem tudo; seus cães e seus mortos favoritos têm mais dignidade que nós.
 
Ó mãe! Nos pariste porquê? Ralha os teus filhos, pois estamos a perecer a cada minuto. Suas ganâncias e estupidez detonam o pouco prazer que temos da vida. Suas idiotices anulam a nossa vontade de querer continuar a ser pessoa. Ó mãe! É mais viável ser árvore nas americas do que ser pessoa ao lado desses teus filhos.
 
Tinhas tudo, mas parece que amas tanto esses teus filhos, pois não os ralhas mesmo diante de tanta decepção. Eles têm ganância pelo poder, são obcecados. Matam por isso, mamãe que nos pariu.
 
Tinhas tudo, ó mãe!
Ainda tens tudo, ó mãe que nos pariu. BASTA VONTADE E SER “SER HUMANO”. ??
 
#SatíraPoema.
Autoria: (©) Príncipe Bião ( #SrIncrível )
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments