Portugal: Ex-PCA da TCUL Abel Cosme foi “extraditado” chegou hoje à Luanda

O antigo Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Transportes Colectivo e Urbano de Luanda, TCUL, foi extraditado por Portugal.

Abel Cosme era procurado pela justiça angolana desde que fugiu para Portugal, em 2018, alegadamente para se tratar de problemas cardíacos.

O ex-PCA da TCUL, e antigo director-geral da UNICARGAS, foi constituído arguido pela Procuradoria-Geral da República, num processo relacionado com desvio de fundos, suspeita da prática de branqueamento de capitais, corrupção, peculato e associação criminosa.

Abel António Cosme está envolvido no “Caso CNC”– Conselho Nacional de Carregadores- e deveria ter sido julgado em 2019 no mesmo processo que condenou o ex-ministro dos transportes, Augusto Tomás, mas acabou por fugir para Portugal.

As acusações estão ligadas à sua gestão na Unicargas E.P, através da qual terá constituido uma empresa privada de serviço de táxi.

Acabou por ser detido pelas autoridades portuguesas em Janeiro deste ano depois de o seu nome aparecer no “alerta vermelho” da Interpol e agora, à pedido da PGR, foi extraditado para Luanda.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments