Portugal: PS, PSD e Chega chumbam “projeto de voto” do Bloco de Esquerda (BE) de condenar as manifestações de 17 de junho, em Angola

O Projeto de voto do Bloco de Esquerda (BE) a condenar a repressão sobre as manifestações de 17 de junho, em Angola, foi hoje chumbado pelo PS, PSD e Chega na comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, segundo fonte parlamentar.

No texto do projeto de voto, o Bloco de Esquerda (BE) refere que a polícia reprimiu uma manifestação em várias cidades angolanas “contra a subida dos preços dos combustíveis, o ataque à venda ambulante e a nova lei sobre as organizações não-governamentais”.

A polícia reprimiu a manifestação de Luanda e de outras cidades angolanas, tendo inclusivamente detido ativistas, entre os quais dirigentes políticos que solidariamente participavam nesta manifestação cívica. O Comando Geral da Polícia Nacional reconheceu a detenção de 32 manifestantes em Luanda e de 55 em Benguela”, indica o projeto de voto.

Para o Bloco de Esquerda (BE), “estes episódios de repressão não são um caso isolado”.

“Os organizadores das manifestações de 17 de junho, através de comunicado datado de 19 de junho, falam em ‘repressão quase generalizada — exceção honrosa para as polícias da Huíla, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Malanje, Moxico e Namibe – das manifestações’, argumentam que esta repressão ‘não resultou de atitudes ilegais dos manifestantes, mas da dificuldade das instituições em respeitar o direito dos cidadãos a exprimir opiniões críticas'”.

O Bloco propunha que a Assembleia da República manifestasse a sua condenação da repressão sobre as manifestações de 17 de junho em Angola, mas a iniciativa foi chumbada pelo PS, PSD e Chega. Votaram a favor o BE e a Iniciativa Liberal, tendo o PCP estado ausente.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments