Portugal: Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) contrata “Vitol e Totsa” para importação de refinados

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) contratou as empresas Vitol e Totsa, para importarem gasolina e gasóleo, nos próximos 12 meses.

Em comunicado chegado à Angop, esta quinta-feira, a Sonangol explica que, a empresa Vitol (Holandesa) vai importar gasolina, enquanto a Totsa (francesa), responsabiliza-se pelo gasóleo, como resultado de um concurso público internacional, lançado em Março do corrente ano.

Os resultados alcançados no concurso asseguram o fornecimento de gasóleo e gasolina, para os próximos 12 meses, refere a petrolífera nacional.

Para este concurso internacional e em obediência a sua modalidade, foram convidadas, inicialmente, 27 empresas, como garantia de uma competitividade em igualdade de circunstâncias.

Foram recepcionadas, até às 18 horas do dia 19 de Abril último, nove propostas das empresas  BP, Trafigura, Vitol, Gunvor, Idemitsu, Mercuria, Totsa, GALP e Gemcorp.

Dados do Instituto Regulador de Derivados do Petróleo (IRDP) dão conta que o país comercializou, em 2020, dois milhões 782 mil 717 toneladas métricas de combustíveis, que resultou numa receita de 449,4 mil milhões de kwanzas.

Do volume vendido, 25% teve como origem a Refinaria de Luanda, 3% a Cabinda Golf Oil Campany e 72% foram importados.

Angola conta com uma capacidade de armazenagem de combustíveis líquidos em terra de aproximadamente 680 mil e 12 metros cúbicos, dos quais 358 mil 511 metros cúbicos (52,45%) da Sonangol e os restantes 321 mil 500 metros cúbicos (47,55%) da Pumangol.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments