Principal Partido da Oposição angolana, UNITA sem pressas para iniciar “processo de destituição” do presidente João Lourenço

O Principal Partido da Oposição angolana, UNITA indicou que não está com pressa para iniciar o processo de destituição do Presidente João Lourenço, mas indicou ao mesmo tempo que o mesmo vai continuar.

À margem da conferência de imprensa que o secretário-geral daquele partido concedeu na tarde desta terça-feira, 1, em Luanda sobre as atividades que a UNITA vai levar a cabo para celebrar os 89 anos do nascimento do seu fundador da UNITA Jonas Savimbi, Álvaro Chikwamanga, questionado pela Voz da América, avançou que ainda não se conhece a data exata para entrega da iniciativa de impugnação do Presidente da República.

Isso, disse, “será decidido pelo partido a próprio tempo”.

Para Chikwamanga, depois do anúncio da intensão do partido “não há nenhuma obrigação legal” para a entrega do processo numa data específica.

“O Principal Partido da Oposição angolana, UNITA pode remeter isso na próxima semana, dentro de duas semanas ou em um mês”, afirmou aquele dirigente.

“O Principal Partido da Oposição angolana, UNITA vai escolher o melhor momento de meter (o processo)”, acrescentou, afirmando ainda que nada vai fazer recuar o seu partido de levar adiante este mecanismo que “é constitucional” e “nada tem a ver com guerra nem golpe de Estado como se vêm dizendo”.

Interrogado sobre acusações de que a UNITA não tem feito uso das leis sobre o direito às manifestações, o secretário geral do “Galo Negro” disse que as maiores e mais concorridas manifestações no país foram organizadas ou protagonizadas pela UNITA que, contudo, não pode olhar para esta questão de ânimo leve.

Chikwamanga afirmou que, desde que o Presidente João Lourenço assumiu a chefia Go governo, “estamos a contabilizar acima de 250 mortos em manifestações”.

“Um partido avisado como a UNITA não pode andar às cegas, em que ser inteligente, tem que analisar cada discurso”, esclareceu.

O Principal Partido da Oposição angolana, UNITA anunciou igualmente que, entre as atividades para celebrar o dia de nascimento do lider fundador, vai realizar um comicio, seguido de uma marcha no próximo sobado, 5 de Agosto, em Luanda.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Principal Partido da Oposição angolana, UNITA diz que os deputados do MPLA estão a ser advertidos a não votar a impugnação de João […]