Produção diamantífera em Angola caíram 20% com encaixe de “1,5 mil milhões de dólares” em 2023

A Produção diamantífera em Angola caiu 21% em 2023, refletidas nas receitas brutas das exportações de 1,5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros), redução de 20% em relação a 2022, anunciou hoje fonte oficial.

Os dados foram avançados hoje pelo secretário de Estado dos Recursos Minerais de Angola, Jânio Correia Vítor, justificando a queda da produção, neste período, pelos serviços de otimização e condicionamento da central de tratamento do Sociedade Mineira do Luele e a reestruturação de alguns projetos.

“A produção total realizada em 2023 representa uma diminuição de cerca de 21% comparativamente à previsão estabelecida, justifica-se por vários fatores com realce para os serviços de otimização e condicionamento da central de tratamento do Luele”, disse.

A Sociedade Mineira de Catoca foi a que mais produziu, no período, com cerca de 71% da produção total.

Falando durante a cerimónia de apresentação das realizações do subsetor diamantífero em 2023, fez saber que Angola comercializou 9,39 milhões de quilates de diamantes brutos.

“As exportações diamantíferas totalizaram cerca de 9,91 milhões de quilates representando um acréscimo de quase 12% comparativamente ao ano anterior”, assinalou.

As receitas brutas das exportações diamantíferas foram cerca de 1,5 mil milhões de dólares (1,38 mil milhões de euros), “uma redução de aproximadamente 20% em relação a 2022, justificada pela redução dos preços no mercado face ao ano anterior”, argumentou.

Em relação às projeções, Jânio Correia Vítor referiu que este subsetor pretende ultrapassar os 10 milhões de quilates de diamantes brutos.

Emirados Árabes Unidos (72%) e Bélgica (26%) foram os principais destinos dos diamantes angolanos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments