Professores do Ensino Geral em Angola querem “salário de junho” sem atrasos para não comprometer exames finais

Professores do ensino geral em Angola apelam à equipa económica do Governo, sobretudo o Ministério das Finanças, a pagar atempadamente os salários de junho, sob pena de se comprometerem os exames finais que se iniciariam hoje.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) angolanos, os docentes não estão preparados para suportar mais um atraso salarial, que se regista desde fevereiro passado e que foi mais alargado em maio, originando vários constrangimentos à classe.

“Os professores de Cabinda ao Cunene não estão preparados para suportar mais um atraso salarial, por isso apelam ao executivo angolano, principalmente a equipa económica, no sentido de não haver atrasos salariais no mês de junho”, disse Guilherme Silva.

O líder sindical recorda que as provas trimestrais finais tiveram início hoje e decorrem até 30 de junho e na primeira semana de julho arrancam os exames escritos e lamenta que os professores não tenham subsídio de transporte para chegarem à escola.

“Retiram do seu mísero salário para pagar o táxi, se houver atraso de salário de junho a responsabilidade será assacada ao executivo quando os professores não puderem ir à escola por falta de dinheiro para pagar o táxi”, disse.

Aos pais e encarregados de educação, pediu paea que “olhem também para isso como assunto pertinente”.

“Todos nós façamos eco à equipa económica do executivo, aqui o Ministério das Finanças, para pagar os salários dos professores do mês de junho a tempo”, realçou.

Porque, “se assim não for, teremos um prejuízo no que aos exames diz respeito”, salientou Guilherme Silva, exortando ainda o executivo angolano a informar a sociedade “se de facto o executivo está em falência técnica”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments