Reino Unido: Morreu Príncipe Philip, o “Duque de Edimburgo”

O Duque de Edimburgo, marido da Rainha Elizabeth II, morreu, anunciou o Palácio de Buckingham.

Príncipe Philip tinha 99 anos.

Recentemente, o duque tinha estado doente, tendo passado 28 noites hospitalizado. A 16 de Fevereiro foi internado e a 3 de Março foi submetido a um procedimento cardíaco. A 16 de Março obteve alta e regressou ao Castelo de Windsor.

A sua vida durou quase um século de história europeia, começando com seu nascimento como membro da família real grega e terminando como o consorte mais antigo da Grã-Bretanha durante um reinado turbulento no qual a monarquia milenar foi forçada a se reinventar para o século XXI.

Ele era conhecido pelas suas observações ocasionalmente racistas e sexistas – e por cumprir corajosamente mais de 20.000 compromissos reais para aumentar os interesses britânicos em casa e no exterior.

Ele liderou centenas de instituições de caridade, fundou programas que ajudaram crianças britânicas a participarem de desafiadoras aventuras ao ar livre e desempenhou um papel importante na criação dos seus quatro filhos, incluindo seu filho mais velho, o príncipe Carlos, o herdeiro do trono.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte do seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”, disse o palácio. “Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor.”

Philip, que recebeu o título de duque de Edimburgo no dia do casamento, viu o seu único papel ser o de fornecer apoio à esposa, que começou seu reinado quando a Grã-Bretanha se retirou do império e conduziu a monarquia por décadas de declínio de deferência social e poder do Reino Unido num mundo moderno onde as pessoas exigem intimidade dos seus ícones.

“A rainha, uma pessoa muito reservada e não dada a demonstrações extravagantes de afeto, certa vez chamou-o de “sua rocha” em público. Em particular, Philip chamava a sua esposa Lilibet; mas ele referia-se a ela em conversa com outras pessoas como “A Rainha”.

Ao longo das décadas, a imagem de Philip mudou de um atleta bonito e arrojado para uma figura mesquinha, arrogante e insensível. Nos seus últimos anos, a imagem finalmente se estabeleceu na de um observador filosófico e divertido da época, um homem idoso de rosto enrugado que manteve o seu porte militar apesar do declínio da sua saúde.

Príncipe Philip e Rainha Elizabeth II ambos bisnetos da Rainha Vitória

Nascido em 10 de Junho de 1921, na mesa da sala de jantar da casa dos seus pais na ilha grega de Corfu, Philip era o quinto filho e único filho do Príncipe André, irmão mais novo do rei da Grécia.

O seu avô viera da Dinamarca durante a década de 1860 para ser adoptado pela Grécia como o monarca do país.

A mãe de Philip era a princesa Alice de Battenberg, uma descendente de príncipes alemães.

Assim como a sua futura esposa, Elizabeth, Philip também era bisneto da rainha Vitória.

Quando Philip tinha 18 meses, os seus pais fugiram para a França. O seu pai, um comandante do exército, havia sido julgado após uma devastadora derrota militar pelos turcos. Após a intervenção britânica, a junta grega concordou em não condenar Andrew à morte se ele deixasse o país.

A família não era exatamente pobre, mas Philip disse: “Não estávamos bem” – e eles sobreviveram com a ajuda de parentes. Mais tarde, ele trouxe apenas o salário da Marinha para um casamento com uma das mulheres mais ricas do mundo.

Em 2017 ele deixou os deveres reais e em 2019 abdicou da sua carta de condução, depois de um sério acidente de carro.

Philip deixa a rainha e os seus quatro filhos – Príncipe Carlos, Princesa Anne, Príncipe Andrew e Príncipe Edward – bem como oito netos e nove bisnetos.

Os netos são filhos de Carlos, Príncipe William e Príncipe Harry; os filhos de Anne, Peter e Zara Phillips; as filhas de Andrew, Princesa Beatrice e Princesa Eugenie; e os filhos de Edward, Lady Louise e Visconde Severn.

Os bisnetos são os filhos de William e Kate, Príncipe George, Princesa Charlotte e Príncipe Louis; O filho de Harry e Meghan, Archie; Savannah e Isla, as filhas de Peter Phillips e sua esposa, Autumn; Mia e Lena, as filhas de Zara Phillips e seu marido, Mike Tindall; e o filho de Eugenie, August, com seu marido, Jack Brooksbank.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments