A Embaixada da República Popular Democrática da Coreia do Norte anunciou, na quarta-feira, 25, em Luanda, o encerramento unilateral da sua missão diplomática acreditada em Angola.
De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), a decisão foi transmitida pelo embaixador norte-coreano, Jo Pyong Cholao, ao chefe da diplomacia angolana, Téte António.
“O embaixador Jo Pyong Chol foi esta tarde à sede do Ministério das Relações Exteriores, em Luanda, despedir-se do chefe da diplomacia angolana, afirmando que, por decisão da sua capital, Pyongyang, a embaixada deste país asiático em Angola está encerrada e que o diplomata regressa ao seu país de origem”, lê-se no comunicado do MIREX, que não adianta os motivos da decisão.
Entretanto, o ministro Téte António desejou sucessos no futuro profissional do embaixador, que durante cinco anos serviu o seu país em Angola.
As relações entre os dois Estados vigoravam desde a independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975, sendo que os dois países cooperavam nos domínios da saúde, construção e informação tecnológica.