República Popular Democrática da Coreia do Norte interrompe “relação de décadas” e encerra embaixada em Angola

A Embaixada da República Popular Democrática da Coreia do Norte anunciou, na quarta-feira, 25, em Luanda, o encerramento unilateral da sua missão diplomática acreditada em Angola.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), a decisão foi transmitida pelo embaixador norte-coreano, Jo Pyong Cholao, ao chefe da diplomacia angolana, Téte António.

“O embaixador Jo Pyong Chol foi esta tarde à sede do Ministério das Relações Exteriores, em Luanda, despedir-se do chefe da diplomacia angolana, afirmando que, por decisão da sua capital, Pyongyang, a embaixada deste país asiático em Angola está encerrada e que o diplomata regressa ao seu país de origem”, lê-se no comunicado do MIREX, que não adianta os motivos da decisão.

Entretanto, o ministro Téte António desejou sucessos no futuro profissional do embaixador, que durante cinco anos serviu o seu país em Angola.

As relações entre os dois Estados vigoravam desde a independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975, sendo que os dois países cooperavam nos domínios da saúde, construção e informação tecnológica.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] República Popular Democrática da Coreia do Norte afirmou hoje que o recente encerramento de embaix… e Espanha, fazem parte de procedimentos padrão que Pyongyang adotou noutras ocasiões para […]