Rússia emite “mandado de busca” contra presidente do Tribunal Penal Internacional (TPI), o polaco Piotr Hofmanski

A Rússia incluiu o Presidente do Tribunal Penal Internacional (TPI), o polaco Piotr Hofmanski, na lista de pessoas procuradas pela Justiça russa, sem especificar o motivo, foi hoje divulgado.

“Procurado no âmbito de uma investigação criminal”, indicou o Ministério do Interior russo (equivalente ao Ministério de Administração Interna) no portal de dados de pessoas procuradas.

A nota governamental é citada pelas agências estatais TASS e Ria Novosti, sem fornecer mais detalhes.

“O Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, emitiu em março um mandado de captura para o Presidente russo, Vladimir Putin, acusado do crime de guerra de deportação forçada de crianças ucranianas”.

Em agosto passado, Moscovo anunciou a imposição de sanções ao procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), o britânico Karim Khan, que emitiu o mandado de captura do Presidente russo.

A ofensiva militar lançada em fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e fez um elevado número de vítimas não só militares como também civis, impossíveis de contabilizar enquanto o conflito decorrer.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments