Secretário de Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), Lloyd Austin III, “visita Angola” na próxima semana

O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin III, visitará Angola no início da próxima semana, num périplo que o levará também ao Djibouti e ao Quénia.

Em Luanda, segundo uma nota divulgada nesta quinta-feira, 21, pelo Departamento de Defesa, Lloyd Austin III irá debater a cooperação no setor da defesa, de modo a que essas relações sejam “mais fortes” e também “explorar caminhos para uma maior cooperação militar entre os EUA e Angola”.

No final de 2022, quando o Presidente angolano visitou Washington, o incremento das relações militares foi um dos tópicos abordados num encontro que João Lourenço manteve com Lloyd Austin III.

Numa entrevista à Voz da América, na altura, Lourenço confirmou que o seu Governo está interessado em adquirir armamento americano como parte de um programa de reorganização das suas Forças Armadas.

Antes, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin III, tinha revelado que o seu Departamentoo recebeu pedidos de Angola para material militar e que isso estava agora a ser analisado pelo Departamento de Estado.

“Nós queremos ver os Estados Unidos da América a participar no nosso programa de reequipamento das nossas forças armadas”, disse João Lourenço, quem recordou que “até hoje” as Forças Armadas Angolanas têm apenas “técnica soviética”.

E mais: “Nós entedemos que chegou o momento de darmos o salto para reamarmos as nossas Forças Armadas também com equipamento da NATO e olhamos para os próprios Estados Unidos como o parceiro ideal para nos ajudar a fazer essa transição”, acrescentou o Presidente angolano.

Entretanto, antes de chegar a Luanda, o secretário de Defesa, Lloyd Austin III, visitará Djibouti e Quénia.

A visita aos três países, de 23 a 28 de Setembro, “sublinha o compromisso do Departamento de Defesa dos EUA em reforçar as parcerias e aumentar a segurança regional no continente africano”.

Em Djibuti, Lloyd Austin III vai discutir a cooperação militar em curso, os desafios de segurança regional e as oportunidades para uma maior colaboração.

Em Nairobi, o responsável pela Defesa dos Estados Unidos deverá dialogar com as autoridades do país sobre segurança e os esforços de combate ao terrorismo.

Durante a viagem, a nota informa que o secretário Lloyd Austin III também visitará militares americanos destacados no Djibuti e o Quénia, “reiterando o apreço e a gratidão do Departamento pelo seu serviço e dedicação na promoção da paz e segurança na região”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, inicia este sábado uma visita de cinco dias ao continente africano, onde visitará o … com o objetivo de reforçar parcerias e aumentar a cooperação […]

trackback

[…] Conselho de Segurança reuniu-se na mesma semana em que o secretário da Defesa norte-americano iniciou uma visita a África, com passagem por Angola nos dias 26, 27 e 28 de […]

trackback

[…] Lloyd Austin III, que chega a Angola no âmbito de um périplo africano, depois de passar pelo Djibuti e pelo […]