As Autoridades angolanas detiveram um grupo de cinco pessoas por tráfico de mais de 20 quilogramas de marfim, incluindo um suspeito também de homicídio, em Luanda, informou hoje o Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Segundo o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, os detidos, com idades entre os 21 e 37 anos, são suspeitos dos crimes de tráfico de marfim e um deles também do homicídio qualificado em razão dos meios.
Manuel Halaiwa disse que os indivíduos se dedicavam à prática de vários crimes nos bairros Cassequel do Buraco e Catinton, no distrito da Maianga, município de Luanda, sendo o mais novo, de 21 anos, suspeito da morte de um homem, de 67 anos, reformado das Forças Armadas Angolanas (FAA), em dezembro de 2022, no bairro Catinton.
O porta-voz do SIC salientou que a vítima foi esfaqueada no abdómen durante um assalto à sua residência para o roubo de uma motorizada.
O responsável avançou que, relativamente ao tráfico de marfim, o SIC apreendeu na posse do grupo um total de 21,14 quilogramas de marfim já trabalhado, em formato esférico e argolas, que, de acordo informações obtidas, seriam entregues a um cidadão de nacionalidade chinesa para venda.
“Os cidadãos ora detidos foram presentes ao Ministério Público que aplicou a medida de coação mais gravosa ao homicida e aos demais aguarda-se os ulteriores trâmites processuais”, informou Manuel Halaiwa.