Ucrânia: África está “particularmente vulnerável” ao impacto da guerra – FMI

A diretora executiva do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, alertou hoje que o continente africano está “particularmente vulnerável” às consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia, podendo também levar a um adiamento da recuperação económica.

“A guerra na Ucrânia chega numa altura delicada para África; quando a economia global e o continente começavam a recuperar dos efeitos devastadores da pandemia de Covid-19, esta nova crise ameaça desfazer algum desse progresso”, disse a líder do FMI num comunicado divulgado no final de uma reunião com os ministros das Finanças africanos.

A reunião especificamente foi especificamente convocada para debater o impacto do conflito no leste da Europa, e contou também com a presença de representantes da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA).

“África está particularmente vulnerável aos impactos da guerra na Ucrânia através de quatro canais principais: aumento dos preços dos alimentos, preços mais altos dos combustíveis, perda de receitas do turismo, e potencialmente, mais dificuldades para aceder aos mercados de capitais internacionais”, disse Kristalina Georgieva.

No comunicado, a líder do FMI disse ter reconhecido que há “preocupações significativas sobre o limitado espaço de manobra política para lidar com as crises em curso” e por isso afirmou: “Uma recalibração das políticas parece inevitável em muitos países”.

O FMI está disponível, apontou Georgieva, com aconselhamento sobre as políticas, desenvolvimento da capacitação e empréstimos, mas “as recentes reformas nas ferramentas de empréstimos do Fundo garantem mais flexibilidade para ajudar a resolver as necessidades dos países africanos”, concluiu.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil. Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments