Ucrânia: General Lukamba Gato responde “embaixador da Rússia” em Angola

O quadro do maior partido da oposição angolana, UNITA, Lukamba Paulo Gato, disse que o seu partido não quer mostrar nada mais do que ele é e sempre foi, adiantando que este partido é por Angola e os angolanos, o que foi ontem, hoje e assim será sempre.

De acordo com o deputado, se a um determinado momento da história, os caminhos de Angola e Rússia se cruzaram, foi só porque os russos pretenderam impor aos angolanos também, sua civilização, uma civilização que os seus próprios vizinhos rejeitaram em bloco, pois logo que por acção de outras civilizações, caiu o muro de Berlin, os russos ficaram reduzidos às suas fronteiras originas, isto é anteriores a 30 de Dezembro de 1922, data da fundação da URSS.

“Senhor Embaixador, o conceito de civilização, no contexto em que o usa, em lingua portuguesa e do ponto de vista antropológico e histórico, designa todo um conjunto composto pelo acervo cultural, científico, político, económico e artístico de um povo, distintos e específicos de um povo ou povos que constituem uma Nação”, disse Lukamba Gato.

Os angolanos, segundo o general Gato, herdaram sim dos seus antepassados, não apenas a sua cobiçada terra e seus recursos naturais mas também Princípios, Valores, Usos e Costumes que configuram a sua própria civilização.

“Senhor Embaixador, não venha para este país com o vosso velho preconceito já amplamente difundido desde os primórdios da nossa independência por um dos vossos representantes em Angola, o Almirante Rosa Coutinho, de triste memória, quando falava de civilizados e indígenas no quadro do falhado processo de transição de 1974/5, do colonialismo para a Independência”, apelou.

Finalmente, o dirigente da UNITA assegurou que o povo angolano já não aceita esse tipo de “serviços” que consiste em dividir para melhor reinar.
“Nós os angolanos pertencemos todos à uma única civilização, a angolana e ponto final”.

De salientar que, o Embaixador russo em Angola, Vladimir Tararov, criticou a postura da UNITA, em condenar a invasão Russa à Ucrânia e elogiou a postura do Executivo liderado pelo MPLA.

“A UNITA apresenta um projeto de condenação contra a guerra da Rússia. Ela fala o que não sabe. A UNITA quer mostrar que está com o Ocidente, os ditos países civilizados, e não é que ela (UNITA) seja civilizada”, considerou Vladimir Tararov.

No seu entender, o que a UNITA está a fazer é chantagem, porque quer obter vantagens no quadro das eleições. “Mas não é assim que se faz”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments