Adalberto Costa Júnior: “UNITA não nasceu para se conformar com um lugar na oposição”

Adalberto Costa diz que UNITA não vai mais admitir interferências políticas do poder judicial. Político lança campanha à presidência do partido e defende que UNITA “não nasceu para se conformar com um lugar na oposição”. “Não podemos mais ser vistos como meros espetadores”, diz Adalberto Costa 

O candidato único à presidência da União de Independência Total de Angola (UNITA), Adalberto Costa Júnior, disse esta quarta-feira (17.11) que o Galo Negro vai provar que não pretende continuar na oposição.

Destituído da liderança da UNITA em outubro por força de um acórdão do Tribunal Constitucional, Adalberto Costa lançou a sua campanha para a presidência do partido num evento em Luanda. A definição do candidato da UNITA para as eleições presidenciais de agosto de 2022 ocorrerá no XIII Congresso da UNITA, que será repetido em dezembro.

Adalberto Costa defendeu que o partido não nasceu para se conformar com um lugar na oposição. O político disse estar pronto para servir os angolanos neste novo ciclo e defendeu que a UNITA seja relevante na vida de cada cidadão.

“Em primeiro lugar, não podemos mais ser vistos como meros espetadores, reclamando de ser vítima da má governação. É isso que o regime quer de nós. Ator secundário, tímido, que serve apenas para melhorar o rosto da democracia falsa, cheia de abusos e de imperfeições, e Estado de direito democrático apenas na letra da Constituição, e não existente na nossa realidade”, disse.

“Alternativa credível”

A UNITA, segundo o candidato ao cargo de presidente no congresso de 2 a 4 de dezembro, é “alternativa credível” para a construção de uma Angola justa e democrática.

“Vamos repetir o XIII Congresso, marcar o reinício de um novo tempo do nosso partido e do nosso país, para transmitir a sociedade angolana uma mensagem de confiança e de determinação. Não mais admitiremos interferências políticas por intermédio do poder judicial”, salientou o candidato.

O dirigente do maior partido da oposição aproveitou ainda a ocasião para acusar o Governo do Presidente João Lourenço de intensificar a destruição dos fundamentos democráticos, desde 2020, com o alegado sequestro dos órgãos de soberania e a manipulação da imprensa estatal pelo partido no poder, o MPLA.

Adalberto Costa defendeu que, em agosto de 2022, Angola tem a oportunidade de construir uma nova “seleção de governação, fundada na valorização do quadro nacional”. O candidato prometeu mostrar que tem “projetos para orientar e governar o país”.

Apoio interno

Militantes e alguns membros da sociedade civil manifestaram apoio incondicional ao candidato único à presidência do Galo Negro. O cofundador da UNITA, general Samuel Chiwale, disse no evento que a eleição de Adalberto Costa Júnior no congresso anulado foi um ato singular que será repetido em dezembro.

“Hoje estamos aqui de novo a repetirmos a mesma história. Camarada presidente Adalberto Costa Júnior, és o nosso candidato. A ti vamos votar”, disse

Em nome da juventude do partido, o apoiante António Marques pediu aos militantes que votem em Adalberto Costa. “Nós, os jovens angolanos, olhamos para o engenheiro Adalberto Costa Júnior como o candidato natural para substituir João Lourenço em 2022 na presidência da República”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Solange Prado
Solange Prado
2 anos atrás

Abílio Ka-ma-la-ta Nu-ma

O Numa gosta de dar numa de dotado de razão. Mas a sua razão assenta na R.I.A.T = razão imbecil associado ao terrorismo!

O Numa gosta de dar numa de analista político, quando, na verdade, a sua riat manifesta o seu profundo desprezo a um Estado democrático de direito.

O Numa quer dar numa de desconhecer que ” ambiente político em Angola ficou explosivo”, por actos irresponsáveis de uma turma que, a coberto de “neve” se faziam passar por: membros da sociedade civil, activistas cívicos, combatentes da liberdade, quando de facto, pretendiam, pretendem fazer com que haja uma primavera árabe em Angola!

O Numa se aproveita numa de deputado para expelir o seu riat que só não tem pernas para andar, porque, em devido tempo, as FAA donde ele fugiu conseguiu, em tempo real, destruir os paióis que ele Numa, numa vã tentativa escondeu por essa Angola para continuar com a guerrilha, foram destruídos. O Numa está numa riat manifestamente contrária à paz, reconciliação entre os filhos de ANGOLA.

O Numa ainda pensa que está numa de apartheid. E isso tem muito a ver com a riat que, infelizmente, formatou como conduta numa atmosfera contrária ao terrorismo.

As FAA e não só, como forças armadas republicanas devem ter muito cuidado com a riat = razão imbecil associado ao terrorismo de Numa que se dá numa de democrático, homem de Deus, paz, solidário e humano, mas que, assim o tem demonstrado, é pior que hiena.

Os acontecimentos do Monte Sumi foram instigados por esse deputado que dá pelo nome de Numa que numa DEMOCRACIA consumada como a de Alemanha, Bélgica, França, dos EUA, Áustria, Austrália, Itália Portugal, Canadá,para citar estes, O Numa seria um numa peça de acessórios para órbita da Terra.

O Numa anda numa cadeira de rodas quanto ao Estado democrático de direito. A sua riat leva lhe a confundir ácido sulfúrico com água oxigenada. Mas conheces a diferença.Cultive a Concórdia, o humanismo, a fraternidade e solidariedade entre ANGOLANOS.

Numa, não vá numa de desrespeitar os órgãos de soberania. Respeite o PR JMGL. Graças a sua magnanimidade pudestes ir ao óbito de quem você teve fé até ao seu fatídico desaparecimento físico.

Mungueno

Paz, Trabalho e Liberdade

De:

Lino Botelho de Oliveira