África: Banco Central de Angola (BNA) e Banco Central da Namíbia (BON) reúnem para rever “Acordo Monetário” suspenso em 2015

Os Bancos Centrais de Angola e da Namíbia reúnem, nesta primeira quinzena de Junho, para analisar o Acordo sobre a Conversão das Moedas dos dois países, suspenso em 2015.

O Banco Nacional de Angola (BNA) e o Banco Namibiano (BON)  assinaram o acordo em Setembro de 2014, com o intuito de facilitar e dar maior segurança às transacções comerciais entre os dois países, junto das zonas fronteiriças de Oshikango (no norte da Namíbia) e Santa Clara (sul de Angola).

De acordo com o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, o acordo foi suspenso porque a dada altura e, perante as pressões que a moeda nacional foi tendo, esse canal passou a ser utilizado como um instrumento de acesso à moeda estrangeira e não de fomento da relação comercial entre os dois países.

Em declarações à ANGOP e à Rádio Nacional de Angola, essa quinta-feira, à margem da II Edição da Gala de premiação promovida pela Associação de Industrias de Bebidas de Angola (AIBA), referiu que hoje o país dispõe de um  mercado cambial que funciona bem.

“ Ao termos optado por uma taxa de câmbio determinada pelas forças do mercado, também pode resolver melhor essa situação”, sublinhou Lima Massano.

Acrescentou que os dois bancos centrais vão fazer uma avaliação conjunta para analisar se o momento é oportuno para a retoma do acordo.

 “Vamos dialogar, temos todo o interesse em promover uma relação mais forte entre os dois países e as nossas moedas fazem parte desse  processo”, afirmou.

O Acordo de 2014 viabilizava o câmbio entre o Kwanza (moeda angolana) e o Dólar Namibiano em agências bancárias, casas de câmbio ou outros agentes autorizados em cada um dos países, competindo aos bancos centrais divulgar diariamente a taxa de câmbio de referência.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments