Reservas internacionais só com “activos externos” do Banco Central de Angola (BNA)

A posição das reservas internacionais será constituída, doravante, apenas por activos externos do Banco Nacional de Angola (BNA), excluindo, para o efeito, os recursos do Tesouro Nacional e dos bancos comerciais em moeda estrangeira.

De acordo com a publicação de 12 de Abril, deste  ano, do Banco Nacional de Angola (BNA), a que ANGOP teve acesso, é descontinuada a publicação das reservas internacionais líquidas em todas as plataformas, relatórios e outras publicações da responsabilidade do Banco Central.

Os ajustamentos metodológicos supracitados terão efeitos ainda este ano,  sem  no  entanto o Banco Nacional de Angola (BNA) fixar o mês.

No contexto da economia angolana, as reservas internacionais são uma variável importante para a estabilização macroeconómica e, em particular, a estabilização do mercado monetário e cambial.

Para o Banco Central, “é crucial, para efeitos de apuramento desta variável económica, que seja adoptada a metodologia mais convencional, de modo que se divulgue ao público uma posição das reservas internacionais mais próximo possível do seu valor, efectivamente, disponível”.

Tendo em consideração a necessidade de se observar as boas práticas internacionais sobre as estatísticas das reservas internacionais, o Banco Nacional de Angola (BNA) tomou a referida medida.

Nos  termos dos manuais metodológicos do Fundo Monetário Internacional (FMI), “o BNA explica que as reservas internacionais, ou activos de reserva, são activos externos de disponibilidade imediata sob o controlo das autoridades monetárias e que servem para atender as necessidades de financiamento da balança de pagamentos, suportar as intervenções no mercado cambial, de forma a influenciar a taxa de câmbio, garantir a confiança na moeda e economia, alem de servir de base para a obtenção de empréstimos externos”.

Reservas mantêm-se nos USD 15 mil milhões

O stock das Reservas Internacionais situaram-se, em mais de 15 mil milhões de dólares, nos meses de Abril e Março, deste ano, correspondendo a uma cobertura de nove meses de importação de bens e serviços.

Até 30 de Maio, de acordo com dados públicos no site do Banco Nacional de Angola (BNA), a que ANGOP teve acesso, o stock fixou-se em 15,09 mil milhões de dólares norte-americanos, com nove meses de cobertura de importação.

Até final do mês de Abril, as reservas situaram-se em 15,34 mil milhões de dólares norte-americanos, acima dos 14,40 mil milhões de dólares norte-americanos, registados em Março de 2022.

O stock das reservas internacionais tendem a aumentar se observado os valores registados nos meses de Janeiro e Fevereiro, deste ano, período em que se fixou na casa dos 13 mil milhões de dólares norte americanos.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments