África do Sul: OIT vai prestar “assistência” ao Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano em informações sobre emprego

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) vai prestar assistência técnica ao Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano na elaboração da Folha de Informação Rápida do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), anunciou hoje fonte oficial.

A informação foi transmitida pela diretora-geral do INE angolano, Chaney Rosa John, garantindo que com o apoio da OIT à Folha de Informação Rápida (FIR) do terceiro trimestre de 2021 surgirá com “uma nova roupagem e muito mais robusta”.

“Teremos uma informação bem mais desagregada e pensamos nós que conseguiremos ir ao encontro das novas expectativas que se têm criado no seio dos nossos utilizadores estatísticos”, afirmou a responsável na abertura de um seminário metodológico sobre o IEA.

Desta forma, frisou a diretora do INE, as duas instituições continuarão juntas “a trabalhar na melhoria da qualidade estatística” e dos produtos, acrescentando: “Continuaremos a marchar juntos e a partir daí estaremos prontos para mais novos desafios e continuaremos a superar”.

A FIR é um documento, elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística angolano que descreve os indicadores trimestrais do Inquérito ao Emprego em Angola.

Segundo Chaney Rosa John, a assistência técnica da OIT surge no âmbito da “modernização dos produtos estatísticos” da instituição pública angolana.

“Tendo em conta que continuamos a ter e a observar um aumento na demanda contínua na desagregação bem pormenorizada dos indicadores do IEA, bem como tendo em conta a solicitação de adição de novos indicadores que vão ajudar ou a complementar na análise”, explicou.

O INE “faz o uso da metodologia utilizada pela OIT”, no entanto é importante que juntos se compreenda “como este processo funciona para a produção do Inquérito ao Emprego em Angola”, frisou.

A taxa de desemprego em Angola aumentou para 31,6%, no segundo trimestre de 2021, fixando-se em mais 1,1% face ao trimestre anterior, e a taxa de emprego nesse período caiu 1%, anunciou hoje o INE angolano.

O emprego no segundo trimestre de 2021 diminuiu 1% em relação ao trimestre anterior e apresentou uma variação crescente de 6,4% quanto ao trimestre homólogo de 2020.

Os indicadores sobre o IEA referente ao segundo trimestre de 2021 foram apresentados pela chefe do departamento de Estatísticas Demográficas e Sociais do INE de Angola, Teresa Spínola.

No âmbito da produção estatística, observou Chaney Rosa John, o INE posiciona-se “como um instituto autónomo, à luz do seu estatuto orgânico, bem como da Lei do Sistema Estatístico Nacional que salvaguarda autonomia técnica ao INE”.

“Bem como a cooperação internacional para a produção dos diferentes indicadores estatísticos, dizer ainda que o INE é regido pelos princípios estatísticos bem como pelas boas práticas adotadas pelas Nações Unidas e outros organismos internacionais”, rematou a responsável.

O seminário metodológico sobre o Inquérito ao Emprego em Angola juntou na sede do INE, em Luanda, jornalistas e técnicos da instituição.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments