Angola: “A Tese dos três círculos eleitorais e a defesa dos angolanos na diáspora” – Hélder Mwana África

A TESE DOS TRÊS CÍRCULOS ELEITORAIS E A DEFESA DOS ANGOLANOS NA DIÁSPORA.
 
A idéia da deputada pelo círculo nacional da UNITA, Mihaela Weba , que defende a legislação e aprovação de três círculos eleitorais , nomeadamente, o nacional , provincial e da diáspora é louvável e deveria ser abraçada por outros parlamentares como é o caso do MPLA, CASA-CE, PRS e pela FNLA.
 
A deputada defende ainda a eleição de 5 deputados ( o equivalente ao círculo Provincial) , sendo 2 para África , igual número de deputados para a Europa e um para o mundo afora.
 
Particularmente, louvo a iniciativa da deputada em ter apresentado publicamente estas brilhantes idéias que só existem aos cidadãos(as) de grandeza patriótica e moral. Ademais, esta ideia é louvável , digna de aceitação na medida em que garantirá a assistência dos angolanos instalados pelo mundo afora , para defendé-los em casos de racismo , violências físicas , discriminação social e outros casos que afectam os ANGOLANOS na diáspora.
 
Outra idéia subjacente a esta tem a ver a com participação eleitoral , sendo que estes deputados encarregar-se-ão em controlar todo o processo, a começar pela avaliação da transparência até ao escrutínio.
 
Um caso corrente , que chama- nos à razão a pertinência da legislação do círculo eleitoral na diáspora, tem a ver o caso do estudante angolano, bolseiro e matriculado numa das instituições públicas de Cuba ( Havana ) , Armindo Leitão Jeremias, está sendo acusado injustamente de ter morto o seu ex – professor, por este ter morrido a 150 metros de sua residência e pelo facto de este (entanda-se professor) ter mantido o seu último contacto com o estudante angolano.
 
Segundo informações dão conta que o referido estudante será julgado já no próximo dia onze do mês corrente (Junho ).
 
Portanto, por estas e outras questões, levam -me a apoiar energicamente a deputada Mihaela Weba pela sua estupenda idéia.
 
 
 
Hélder Mwana África
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments