O Banco Nacional de Angola (BNA) invalidou, recentemente, seis licenças de instituições financeiras não bancárias, por incumprimento das normas legais e regulamentares, relativas à decorrência de processos sancionatórios instaurados contra as mesmas.
Trata-se das instituições financeiras não bancárias Almeidas Malange – Lda, Bengo Casa de Câmbios Lda, Cazundo Casa de Câmbios Lda, Muxicâmbios Casa de Câmbios Lda, Erejoya Casa de Câmbios e Enoque & Irmãos Casa de Câmbios e Lda.
A revogação das licenças é justificada pela não observância das determinações do organismo de supervisão competente (BNA), “pondo em risco os interesses dos investidores e demais credores ou as condições normais de funcionamento do mercado monetário, financeiro ou cambial”.
Com efeito, desde o dia 20 de Abril deste ano 2022, de acordo com a publicação do BNA a que ANGOP teve acesso nesta quarta-feira, as mesmas são sancionadas pelo reiterado incumprimento das normas e regulamentos complementares que regem as suas actividades.
O Banco Nacional de Angola informa ainda que, “por força do disposto no n.º 3 do artigo 320.º da Lei do Regime Geral das Instituições Financeiras, as instituições financeiras não bancárias acima referidas são liquidadas conforme os procedimentos judiciais, em geral, aplicáveis às empresas comerciais”.