Angola: Carta aberta á Dr. “Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa”,Presidente da República de Portugal

FRENTE REVOLUCINÁRIA PARA À INDEPENDÊNCIA SOCIOLÓGICA E INTEGRIDADE DA LUNDA-TCHOKWÉ (FRISILT)
 
À
 
Sua Excelência Dr. Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal
 
=LISBOA=
 
Assunto: EXPOSIÇÃO CONTESTATÓRIA SOBRE A PRESENÇA DO SR. JOTA FILIPE MALAKITO NA CAPITAL PORTUGUESA.-
 
Excelência;
Em primeiro lugar apraz-nos tomar a iniciativa para endereçar a V/Excelência, os nossos respeitosos cumprimentos na companhia da sua família e do seu governo.
 
Em segundo lugar queremos humildemente informar a V/Excelência, ao seu governo e ao povo português, a quem depositamos muito respeito pela sua forma de ser que a nosso ver criou aquela aproximação no momento conturbado da história recente da África, em relação à outros povos europeus.
 
Excelência;
Essa aproximação entre nós e o povo português, não apareceu por acaso, embora desconhecendo a História que nos divide a longa data. Porém, foi graça o envio do senhor Henrique Augusto Dias de Carvalho a Lunda, até a Mussumba do Muata Yanvoa, que sabiamente pôde entender quais são os laços que nos liga embora trazendo uma orientação expressa de que os negros, tinham que ser civilizados e eram macacos, posição essa que foi descordada por ele, o que criou as condições para o povo Lunda-Tchokwé, depositasse a confiança nele e no povo português.
 
Excelência;
Para a vossa informação se nos permite a nível do mundo, não existe o povo mais clemente que nós e se existe não chega a 30%, isto é, pela sua forma de ser mesmo a serem pisoteados. Essa nossa maneira de ser não significa que somos covardes e no fundo de tudo isso tem uma coisa escondida.
 
Excelência;
Segundo fontes que nos chega da capital angolana, o senhor Jota Filipe Malakito, foi um militar da extinta FAPLA, onde chegou a ser graduado a grau militar com a patente de Capitão, exercendo as funções de Procurador militar.
 
Portanto, com o entendimento do Luena e dos acordos de Lusaka- Zâmbia, o Sr. Jota Filipe Malakito, com se diz, foi desmobilizado com essa patente, sem que fosse inserido na caixa social das Forças Armadas Angolanas (FAA).
 
Excelência;
Estando em Luanda, sem qualquer ocupação para a sua sobrevivência, por ironia do destino engraxou-se com uma professora Universitária da Universidade Agostinho Neto, com o nome de Maria Caraji, isto é em Luanda, tendo essa senhora ter-lhe aceite como futuro marido, já que estava divorciada do seu primeiro marido e pai dos seus filhos, onde foi acolhido já que estava desamparado.
 
Excelência;
Como entre homem e mulher há partilha dos segredos, sendo académico, Jota Filipe Malakito encontra na residência dessa senhora o Dossier ligado ao PROTECTORADO DA LUNDA, que lhe tinha sido entregue pelo seu Avó de nome PHANGO NYI MANUNGO (NGOLA KILUANJE KIA-SAMBA), de origem Lunda-Tchokwé, ou simplesmente NGOLO KUFWA MUAKA KUMULILA MUAKA.
 
Excelência;
O processo estava guardado até que fossem criadas as condições sine- qua-non, para a reivindicação de autodeterminação do povo Lunda- Tchokwé, por parte do governo português, entidade moral que esteve na base de assinatura dos acordos do referido PROTECTORADO, no momento em que a África era cobiçada pelos estados europeus.
 
Excelência;
Como pôde ver em 1884 a 1885, que ocorreu a conferência de Berlim, sobre a partilha da África, o senhor Jota Filipe Malakito, nem tinha nascido, para que venha reclamar a titularidade do processo como sua pertença.
 
Para que possam ter uma noção exacta sobre esse sujeito, os pais e a família do senhor Jota filipe Malakito, são descendentes do Cassai Ocidental, isto na República Democrática do Congo, ex-Congo Leopold vil, que atingiram a cidade de Chitato, onde o seu pai foi enfermeiro da companhia de diamantes de Angola.
 
Excelência;
Gostaríamos de afirmar que o senhor Jota Filipe Malakito, conseguiu convencer a senhora Maria Caraji, com intuito de escrever uma carta ao ex-presidente angolano, Eng.o José Eduardo dos Santos, com conhecimento a Comunidade Internacional, Partidos políticos angolanos, solicitando ao governo angolano a independência da Lunda, esquecendo que o caso não diz respeito aos angolanos.
 
Excelência;
Essa situação foi manifestada ao proprietário do Dossier, para intervir já que Jota Filipe Malakito, já se intitulava como Presidente do Manifesto Sociológico da Lunda-Tchokwé, como forma de usurpar este direito face ao silêncio dos legítimos descendentes, afirmando que os donos eram analfabetos e o único Doutor era ele e, estando no século XXI, não se pode falar com pessoa analfabeta.
 
Excelência;
Para pôr cobro a essa situação, deslocou-se a Luanda o titular do direito isto é o NGOLA KILUANJE KIA-SAMBA, tendo entregado ao senhor Eng.o José Eduardo dos Santos, ex-Presidente da República de Angola, uma cópia do livro conhecido como a questão da Lunda, na sede do Comité Central do MPLA, isto é, no ano 2009, na presença do general Batalha de Angola.
 
Uma vez entregue este livro ao presidente angolano, Malakito foi considerado como usurpador e foi posto numa prisão domiciliária durante este tempo todo sob custódia do Tribunal Supremo.
 
Excelência;
Por outro lado gostaríamos de saber em que circunstâncias que o senhor Jota Filipe Malakito, chegou a Portugal se o governo português é amigo de Angola?
 
Excelência;
Fontes ligadas a nossa redacção, afirmam-nos que o senhor Eng.o José Mateus Zeca Mutxima se encontra nas prisões a partir da capital angolana, alegando ser ele o promotor da situação que ocorreu em Cafunfo, a 30 de Janeiro de 2021, onde o executivo angolano, mandou assassinar a população na vila mineira de Cafunfo.
 
Excelência;
O Eng.o Zeca Mutxima, foi secretário do Malakito que auto proclamou- se como donos do PROTECTORADO, e tinha recebido o dinheiro nas mãos do MPLA e do Presidente angolano para escamotear esse assunto, onde Malakito é promovido a grau militar de General com direito a Caixa Social das Forças Armadas angolanas (FAA).
 
Excelência;
No entanto, a promoção do Malakito a general, levou o Eng.o José Mateus Zeca Mutxima, auto proclamar-se como presidente do Manifesto, enquanto não são legítimos donos. Para melhores esclarecimentos o dono do Dossier sobre a questão da Lunda, que possui toda a papelada que Henrique de Carvalho, tinha trazido em nome do governo português, é o NGOLA KILUANJE KIA-SAMBA, e não o senhor Jota Filipe Malakito.
 
Excelência;
Para o melhor esclarecimento como o senhor Eng.o José Eduardo dos Santos, Ex-presidente angolano, se encontra na Espanha, perguntam- lhe se não tinha recebido esse documento que desmente o senhor Jota Filipe Malakito, como legitimo dono?
 
Excelência;
Se o senhor Jota Filipe Malakito é o legítimo dono, o que é que os bisavós tinham entregado ao governo português, na pessoa de senhor chefe da expedição portuguesa, Henrique Augusto Dias de Carvalho, que serviu de base de negociações? Nós próprios, estamos aqui estamos a espera da parte portuguesa para formalizar a nossa causa e o senhor Jota Filipe Malakito é descendente do Congo Democrático.
 
Excelência;
A presença do senhor Jota Filipe Malkito, é uma jogada com as autoridades angolanas, para amanhã inverter a história.
 
Excelência;
Uma pessoa que defende um povo foge da cadeia? Onde estavam os policiais que tinham lhe dado para o vigiar?
 
Excelência;
O único representante do povo Lunda-Tchokwé é o Comandante e General Gildo de Sousa Lova (Comandante Trovoada) que se encontra na prisão da Província de Malanje, onde aguarda a entrega da Lunda, por parte do governo português e não por parte das autoridades angolanas.
 
Excelência;
Esta é a nossa posição em relação ao senhor Jota Filipe Malakito, que se encontra na capital Lusa, a reivindicar um direito que não lhe diz respeito, só por que estudou o curso de Direito Internacional.
 
Para terminar auguramos votos de boa compreensão.
 
 
Lunda, 07 de Junho de 2021
 
 
O Líder Interino da FRISILT
 
____________________________________
 
KANGAMBA SAMUNGOLE
 
 
//GENERAL//
 
 
 
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments