Angola: Construtora portuguesa Mota-Engil “interessada” na gestão do corredor do Lobito

A construtora portuguesa Mota-Engil é uma das cinco empresas concorrentes à gestão e manutenção das infraestruturas do denominado Corredor do Lobito, em Angola.

De acordo com uma nota do gabinete de comunicações do Porto do Lobito, divulgada terça-feira, os concorrentes até agora são a Mota-Engil, as empresas chinesas CITIC e CR20, a empresa suíça Trafigura (que pagou ao general Leopoldino Fragoso do Nascimento ‘Dino’ 390 milhões de dólares pela participa na Puma Energy) e na DP World, do Dubai, que venceu a concessão do Porto de Luanda pelos próximos 20 anos.

Os representantes das empresas visitaram as oficinas gerais do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) e o local onde será instalado o Terminal de Trânsito de Mercadorias, no Compão, dando início a uma série de visitas técnicas para conhecer o estado de funcionamento das infra-estruturas.

Os cinco concorrentes visitaram ainda o Terminal Mineiro do Porto do Lobito, também integrado no concurso internacional da concessão.

A delegação, que inclui representantes do CFB e da ‘Empresa Portuária do Lobito’, seguiu num comboio especial para o Luau para visitar as principais infra-estruturas localizadas ao longo da linha ferroviária, passando pelas províncias do Huambo, Bié e cidade do Luena.

O concurso internacional para a concessão, gestão partilhada, manutenção de infra-estruturas ferroviárias, transporte de mercadorias e serviços de apoio logístico do Corredor do Lobito foi lançado no passado dia 8 de Setembro. O prazo para apresentação de propostas é 7 de dezembro.

O governo quer criar uma empresa de capital privado, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), a ser controlada por operadores privados ou por uma única entidade com investimento estatal minoritário.

Esta empresa será responsável pela operação e manutenção da infra-estrutura ferroviária Lobito / Luau, com possibilidade de construção de um ramal para a Zâmbia; o serviço de transporte ferroviário de mercadorias na ferrovia Lobito / Luau; construção, operação e manutenção de dois terminais de trânsito de mercadorias para apoio ao serviço ferroviário de transporte de mercadorias na ferrovia Lobito / Luau, um deles no Lobito e outro no Luau; gestão do centro de formação na província do Huambo e operação, manutenção e operação das oficinas ferroviárias.

A concessão tem a duração de 30 anos, período durante o qual a concessionária (SPE) assumirá o transporte de grandes cargas, principalmente minério e combustíveis, enquanto o serviço público de transporte de passageiros e pequenas cargas ficará sob a gestão do Caminho de Ferro de Benguela.

De acordo com informação publicada no site do governo angolano, pretende-se maximizar o potencial da infraestrutura ferroviária do Corredor do Lobito, impulsionar as exportações e investimentos indiretos em plataformas multimodais, terminais e outras infraestruturas ao longo da linha, para “promover o desenvolvimento económico, social e cultural desenvolvimento das comunidades locais”.

A reactivação do Corredor do Lobito visa também potenciar a integração regional tendo em conta a possibilidade de interligação dos oceanos Atlântico e Índico com a ligação ferroviária da ferrovia ao porto de Dar es Salaam na Tanzânia.

A exploração do Corredor do Lobito envolve investimentos adicionais ao longo do traçado ferroviário Lobito / Benguela / Luau, incluindo a integração da linha ferroviária adjacente do outro lado da fronteira com a República Democrática do Congo e a construção de um ramal com a Zâmbia.

De acordo com o governo, cerca de US $ 1,9 bilhão (€ 1,6 bilhão) foi recentemente investido na reconstrução da ferrovia e na ligação com a República Democrática do Congo (RDC), cujos lucros podem agora ter a oportunidade de ser recuperados.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments