Angola: Enxurrada arrasta “autocarros” no rio Mucufi na província da Huíla

Dois autocarros de transporte público de passageiros de operadoras do Lubango, na Huíla, foram arrastados pela correnteza do rio Mucufi, neste domingo, em consequência da chuva que caiu por horas e aumentou o caudal do córrego.

O facto aconteceu quando os motoristas de duas empresas decidiram lavar as viaturas no leito do rio  e foram surpreendidos com uma corrente de água que deixou os autocarros parcialmente submersos, mas sem  vítimas.

Um deles, Pedro Feca Yamale, da empresa Jobita, disse que  a prática de lavar  no rio é comum, mas não esperava pelo incidente,  pois a caudal aumentou repentinamente e como são  veículos pesados não foi possível removê-los a tempo.

Já a responsável da empresa, Ayara Augusto, afirmou que o incidente aconteceu por “negligência” do motorista, porque há um local apropriado para a lavar as viaturas.

Contactada pela ANGOP, a directora do directora provincial dos transportes, tráfego e mobilidade urbana,  Grancinda Gonçalves,  apelou para uma maior responsabilidade das empresas no manuseio dos meios a si atribuídos  pelo Estado há menos de um ano.

A responsável considerou ser um “acto de irresponsabilidade” dos motoristas que levavam os autocarros ao rio, um acto proibido pela administração municipal do Lubango, devido a possibilidade de poluição da água.

“Pensamos  que não só os motoristas devem  ser responsabilizados,  mas principalmente as operadoras, por ser reprovável.  Já temos poucos transportes ao serviço do público e com  esse incidente, são menos dois autocarros no circuito”,  realçou.

A inoperância desses meios deixou hoje, segunda-feira, apinhada de gente a paragem da Centralidade da Quilemba, da linha onde os mesmos actuam.

A lavagem de roupa e de viaturas no leito de riachos é uma prática recorrente no Lubango, tendo em 2015 resultado numa tragédia que matou 15 pessoas quando a correnteza do rio Capitão surpreendeu e arrastou pessoas e meios.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments