Angola: Ex-ministro dos Transportes “Augusto Tomás” não está foragido

O ex-ministro dos Transportes Augusto Tomás e demais condenados no caso “Conselho Nacional de Carregadores” continua a cumprir a pena de prisão na Cadeia de S.Paulo, em Luanda, confirmou, ontem, o porta-voz do Serviço Penitenciário, Menezes Cordeiro.

Em declarações à Rádio Nacional de Angola, “a propósito de um  mandado de captura emitido pela Câmara Criminal do Tribunal Supremo, a 14 de Julho, contra Augusto Tomás”, o porta-voz do Serviço Penitenciário referiu que o arguido em causa voltou a internar no Hospital Prisão de S. Paulo um dia depois da emissão do documento.

“O mesmo internou no dia seguinte concretamente no dia 15, um dia depois de ser emitido o mandado de captura. Ele, neste momento, encontra-se internado no estabelecimento  hospitalar de S. Paulo para o cumprimento da pena”, sublinhou.

Esclareceu que Augusto Tomás apresentou-se acompanhado de oficiais de diligência do Tribunal Supremo, que tinham por missão executar o mandado de captura.

“Augusto Tomás foi condenado, em primeira instância, em Agosto de 2019, a 14 anos de prisão maior, pelos crimes de peculato, violação às normas de execução do Plano e Orçamento, abuso de poder e participação económica”.

“Os advogados recorreram ao plenário do Tribunal Supremo e, em Dezembro de 2019, Augusto Tomás viu a pena ser reduzida para oito anos e quatro meses”. No mesmo processo foi condenada a antiga directora adjunta para a área financeira do CNC, Isabel Bragança, o antigo director-geral do CNC, Manuel António Paulo e o antigo director adjunto para a área técnica do CNC, Rui Manuel Moita.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments