Angola: Executivo cria bolsa de estágio profissional

18
2225
O Executivo angolano criou, através de um Decreto Presidencial, a bolsa de estágios em benefício de jovens formados nas mais diversas áreas do saber. Segundo o director-geral do Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui, que falava à Rádio Nacional de Angola (RNA), visa permitir que jovens recém-formados possam beneficiar de estágios de três a seis meses em empresas a serem seleccionadas.

Conforme Manuel Mbangui, é uma medida que se impunha, tendo em conta o postulado no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018/2022, no quadro do incentivo ao emprego na camada juvenil.

Manuel Mbangui informou que durante o programa de estágio, o estagiário que não tenha concluído a 12ª classe mas com um curso técnico de nível 2 e 3 terá direito a um salário e meio do sector da actividade em que está inserido, e se tiver a formação técnico profissional, o nível 4, beneficia de dois salários mínimos. Em caso de ser licenciado beneficia de dois salários e meios.

De acordo com o responsável, pretende-se, com efeito, garantir que os estagiários possam ser dotados de conhecimentos técnicos para o mercado de trabalho.

O responsável esclareceu que o estágio profissional não obriga a empresa a ficar com o estagiário, salvo se a corporação encontrar no candidato qualidades que a levem a incluí-lo no seu quadro de pessoal efectivo.

Os candidatos deverão inscrever-se nos centros de emprego existentes no país, enquanto os formandos dos cursos do INEFOP estão dispensados das inscrições, por ser de forma directa.

Para o efeito, informou que será promovida uma campanha de sensibilização para as empresas receberem os estagiários.

O INEFOP, avançou Manuel Mbangui, vai desenvolver um portal para a recepção das candidaturas e acompanhamento do processo de estágio dos beneficiários.

Pelo país, 17 mil jovens estão em formação nos 160 centros especializados de formação profissional implantados no país.

Recorde-se que o Executivo tem acção o Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 113/19, de 16 de Abril, destinado a incentivar o surgimento de novos postos de trabalho.

O plano, de âmbito nacional, visa ainda fomentar e apoiar o espírito de iniciativa dos empreendedores, fundamentalmente dos jovens e mulheres, valorizar o exercício das profissões através da atribuição de carteiras profissionais e dar oportunidade de estágios aos cidadãos recentemente formados.

O surgimento de micro e pequenas empresas, através da atribuição de microcréditos, kits e ferramentas de trabalho, bem como a melhoria do respectivo ambiente de prestação de serviço, figuram igualmente entre os propósitos do PAPE.

Os objectivos deste Programa, em que a população jovem e mulheres constituem prioridade, serão traduzidos na concretização das linhas orientadoras previstas no PDN 2018-2022, particularmente na promoção da empregabilidade.

 

18 COMMENTS

  1. Awesome post. I am a regular visitor of your website and appreciate you taking the time to maintain the nice site. I will be a regular visitor for a really long time. Kassi Windham Warms

  2. I have been using water-resistant work backpack. But I am not satisfied with this bag. Because it is too heavy and causes back pain. The true fact with this bag is that it is really a water-resistant bag. I feel that it is uncomfortable for me. Elicia Davidson Goldston

  3. A person essentially lend a hand to make seriously posts I would state. This is the first time I frequented your website page and thus far? I surprised with the analysis you made to create this particular submit extraordinary. Great activity!| Letizia Bill Marylou

  4. Dear Eliza, traitor is not even the word for this situation. Next you are going to tell me that you use an electric ice cream maker. Dare I even invite you to the next barn raising?? I am going to blame this on the the glare! Rafaelita Thorpe Fabi

  5. A motivating discussion is definitely worth comment. I think that you ought to write more about this issue, it might not be a taboo matter but usually people do not discuss such issues. To the next! All the best!! Cookie Federico Gibbon

  6. How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?. Frieda Raleigh Jaylene

  7. Fantastic beat ! I wish to apprentice while
    you amend your site, how can i subscribe for
    a blog website? The account helped me a acceptable deal.
    I had been tiny bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

  8. A person necessarily help to make severely articles I
    might state. That is the first time I frequented your website page
    and to this point? I surprised with the research you made to create this particular put up amazing.
    Great job!

    Here is my web page :: CBD for dogs

  9. My brother suggested I might like this website.
    He was entirely right. This post actually made my day.
    You cann’t imagine just how much time I had spent
    for this information! Thanks!

  10. Just want to say your article is as surprising.
    The clearness in your submit is simply nice and i could suppose you are knowledgeable on this
    subject. Fine along with your permission allow me
    to grasp your RSS feed to stay updated with imminent post.
    Thank you a million and please continue the rewarding work.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here