Angola/Moxico: Banco Nacional de Angola (BNA) recomenda “famílias” criarem um orçamento próprio

O Banco Nacional de Angola (BNA) sugeriu hoje, no Luena, província do Moxico, para as famílias criarem um orçamento próprio, importante instrumento para a promoção da cultura de poupança.

Em alusão ao dia Mundial da Poupança, que se assinala a 31 de Outubro, o Banco Nacional de Angola está a realizar um ciclo de campanha de sensibilização para consciencialização da população sobre a importância de poupança.

Ao falar sobre o tema “orçamento pessoal e familiar”, durante uma palestra promovida por este Banco Central, a técnica da delegação regional do BNA, Vilma Mateia, ressaltou que a elaboração do orçamento permite maior controlo das receitas.

Neste sentido, continuou, é necessário que as famílias priorezem a satisfação das necessidades, em detrimento dos desejos com vista a reforçerem suas poupanças.

Sustentou que a elaboração de um orçamento familiar permite aos membros do agregado a reduzir as despesas desnecessarias, como também aumentar a capacidade de dar resposta aos imprevistos.

Entre várias actividades agendadas, a segunda fase da campanha de sensibilização prevê a abertura massiva de contas bankitas e simplificadas, atribuição de cartões multibanco (multicaixas) e  e massificação dos TPA´s (Terminais de Pagamentos Automáticos).

Em colaboração com os bancos comerciais privados, durante a primeira fase da campanha de sensibilização decorrida no último trimestre, permitiu aos vendedores a abertura de cerca de 800 contas bancárias e a entrega de mais de duzentos cartões multibancos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments