Angola: Governo vende “participações” no Bancos Angolano de Investimentos (BAI) e Banco Económico (BE)

O Governo angolano prepara-se para vender as suas participações nos Bancos Angolano de Investimentos (BAI) e Económico, até ao primeiro semestre de 2022, através de uma oferta pública inicial em bolsa.

A informação foi avançada hoje pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), Patrício Vilar, sublinhado que já existe um processo de privatização destes bancos que envolve vários accionistas com direito de preferência.

Em relação ao BAI, explicou, a um acordo dos accionistas e a revogação das cláusulas de direito de preferência “e eles estão de acordo que possamos processar em bolsa”, reforçou citado pela Rádio Nacional de Angola.

Patrício Vilar defende, igualmente, uma reforma do sector empresarial público em função da promiscuidade que existia “e ainda existe” sobretudo em entre o papel regulador, supervisor e de accionista.

“Quando somos árbitro e jogadores em simultâneo temos dificuldades em sermos exigentes do ponto de vista da eficiência. É necessário atacar os dois problemas ao mesmo tempo”, referiu PCA do IGAPE.

Patrício Vilar defende ainda que as empresas sejam diferentes na sua gestão e tenham um percurso distinto.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments