Angola: Transferências efectivadas por Multicaixas (ATM) cedem “16,5 mil milhões de kwanzas” só num dia

As Caixas Automáticas, vulgo multicaixas, cederam, só no dia 23, um valor total de 16,5 mil milhões de kwanzas (mais de 29 milhões de dólares) em levantamentos.

Segundo a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), em transferências efectivadas por Multicaixas (ATM) e rede Express, foram movimentados em 414 mil operações um valor de 43,1 mil milhões de kwanzas (77 milhões de dólares). Nestes mesmos canais, houve ainda o registo de 271 mil operações de pagamentos de serviços, num valor de 11,9 mil milhões de kwanzas (21,2 milhões de dólares), com maior predominância ao canal MCX Express.

No caso dos Terminais de Pagamento Automáticos (TPA), “foram registados, no referido dia, 1,8 milhões de operações de pagamentos, tendo totalizado 26,5 mil milhões de kwanzas (47,3 milhões de dólares)”.

Os dados da Emis avançam o alcance de um pico de 200 movimentos por segundo face aos 5,4 milhões de transacções financeiras registadas.Comparativamente aos últimos indicadores dos meses de Outubro e Novembro deste ano, por exemplo, quando se registaram 14,5 e 13,6 milhões de movimentos e levantados pouco mais de 200 mil milhões de kwanzas em cada um dos meses, as médias diárias ficam apenas nos 6,6 mil milhões, 40 por cento do valor que se movimentou só no dia 23, véspera de Natal.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luciana Cristina Salles
2 anos atrás

Bom dia,
Qual o Banco Central que está controlando esta operação?
É preciso ser controlado, com um software próprio, operação remunerada , tarifada a reverter para melhorias da gestão da operação.

Luciana Salles
Arbitra e Mediadora Bancária