Angola: João Lourenço prepara “mudanças” no Conselho de Administração da Sonangol

João Lourenço prepara mudanças no Conselho de Administração da Sonangol, tão logo regressar ao país, proveniente dos Estados Unidos da América. Três nomes na calha para substituir Sebastião Martins na Sonangol.

Segundo apurado, as mudanças acontecem já em Outubro e três nomes estão em cima da mesa. José Patrício, actual embaixador de Angola em Istanbul, César Paxe, administrador executivo da ANPG e Edson dos Santos, Presidente da Comissão Executiva da Somoil – Sociedade Petrolífera Angolana S.A.

O jornal Negócios escreve, existiram três razões fundamentais para João Lourenço optar por José Patrício. A primeira tem a ver com o facto do agora embaixador ter sido presidente da BP em Angola. Uma segunda relaciona-se com a circunstância ter exercido funções como embaixador de Angola nos Estados Unidos, o que também lhe permitiu conhecer as empresas norte-americanas que operam no sector. Finalmente, José Patrício é um quadro que vem de fora do universo da Sonangol, não tendo como tal quaisquer amarras que o liguem ao passado.

Formado em Jornalismo pelo Instituto Superior de Jornalismo de Belgrado e com  uma pós-graduação em Marketing Político e Comunicação na Universidade Independente de Lisboa, José Patrício foi também embaixador de Angola em Portugal entre 1995 e 1999, em 2000-2001 foi embaixador de Angola junto da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Exerceu ainda as funções de secretário para a Informação do presidente da República, José Eduardo dos Santos, entre 1989 e 1991.

Em 1993, foi indicado pelo World Economic Forum um dos 200 Líderes do Futuro e convidado a participar na reunião anual do Fórum, na Suíça.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments