Angola: Mais iluminação pública em Luanda: “Uma iniciativa eleitoralista”?

A falta de iluminação nas vias e bairros de Luanda não é um problema novo. Porém, recentemente têm sido feitas obras para inverter o quadro. Há quem lhe chame campanha eleitoralista, mas alguns cidadãos discordam.

Até nas principais avenidas da capital angolana, como Deolinda Rodrigues e Fidel de Castro, contam-se os postes que acendem à noite.

Aurélio Mala, automobilista de Luanda, diz que muito ainda deve ser feito em relação à iluminação pública.

“Mesmo as vias principais estão às escuras. Eu acho que tem que se fazer mesmo alguma coisa para se ter uma iluminação para que os moradores ou a população em geral possam andar bem nas ruas, com essa escuridão não tem como”, destaca.

Projetos eleitoralistas do MPLA?

Nos últimos tempos, regista-se um conjunto de obras que visam melhorar a iluminação das ruas e avenidas. Observadores entendem que se trata de projetos eleitoralistas do Governo do MPLA, uma vez que, em agosto de 2022, o país vai à eleições.

Mas Aurélio Mala, acha que não: “Eu não acredito que seja por causa das eleições, porque eles estão a fazer para o bem para os angolanos. Quando se diz que é por causa das eleições não acredito.”

Porém, o jornalista e analista angolano Ilídio Manuel não tem dúvidas. “O gesto não deixa de ser positivo, uma vez que permite uma maior iluminação das ruas de Luanda, algo a que temos vindo assistir nesses últimos dois meses. Contudo, convém ter em linha de conta que essa questão, por estarmos em vésperas de eleições, tudo aponta que prossiga um fim eleitoralista. As cidades permaneceram durante muito tempo às escuras sem que ninguém se preocupasse”, lembra.

De qualquer forma, os projetos de iluminação públicas têm grandes vantagens, diz Ilídio Manuel. “Não só a redução da sinistralidade automóvel, como também a questão da criminalidade. Com maior iluminação, os focos de criminalidade tendem a reduzir e, por outro lado, permite melhor patrulhamento por parte da polícia”, destaca.

Consequências da falta de iluminação

Enquanto isso, as consequências da falta de iluminação pública são visíveis. O morador Aleixo António Marciano queixa-se da existência de assaltos à mão armada no seu bairro. “Há sítios onde está muito escuro. Te assaltam e você pode pedir socorro ninguém te ajuda por causa da iluminação pública que falta nas estradas e nos bairros”, relata.

A falta de luz nas estradas também potencia o elevado índice de acidentes rodoviários, lembra Aurélio Mala: “Com a iluminação facilita, mas as viaturas fazerem a circulação. Quando não temos iluminação, provoca muitos acidentes.”

A sinistralidade rodoviária é a segunda maior causa de morte em Angola, depois do paludismo. Além do excesso de velocidade e consumo de bebidas alcoólicas, a falta de iluminação pública é uma das causas dos acidentes.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments