Angola: Novas aeronaves vão operar no “setor petrolífero” num investimento de 50ME

As empresas Turaco Aviation, de Angola, e Falcon Aviation Servisses, dos Emirados Árabes Unidos, firmaram uma parceria para operações aéreas no setor petrolífero angolano, num investimento de cerca de 50 milhões de euros, anunciou hoje fonte empresarial.

Segundo o diretor-geral da Turaco Aviation, Albano da Costa, no âmbito desta parceria deverão ser adquiridas três aeronaves (helicópteros), a primeira das quais está já em Angola, desde a semana passada, e deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2022.

“O nosso propósito é servir o setor petrolífero visto que o nosso mercado é muito favorável para estas operações de ‘offshore’ e, então, existindo poucos operadores e a Turaco sendo uma empresa recentemente criada, tivemos que procurar parceiros com uma vasta experiência nas operações ‘offshore’ e a Falcon Aviation oferece este quesito”, afirmou o responsável.

Em declarações à Lusa, Albano da Costa revelou que a parceria foi firmada em janeiro de 2021 e “não tem um limite de vigência”, estando prevista, numa primeira fase, a aquisição de três aeronaves.

“Temos a primeira aeronave que chegou na passada quarta-feira ao país e que deverá entrar já em funcionamento em janeiro [de 2022] tão logo terminemos o nosso processo de certificação, por ser a primeira do seu tipo, e prevemos receber uma segunda num período de 90 dias e por último adicionarmos uma terceira”, explicou.

Cerca de 50 milhões de euros é o investimento inicial, no âmbito desta parceria, como referiu o diretor-geral da Turaco, incluindo os custos de cada helicóptero avaliado em 10 milhões de dólares cada.

A empresa angolana deverá igualmente adicionar na sua frota “aeronaves de asa rotativa, ou seja, de asa fixa e fazer voos também cargueiros internacionais para a colheita de mercadorias em pontos do mundo para Angola e em trânsito”, frisou.

Apesar da existência de outros operadores neste segmento petrolífero, “que é muito atrativo e está em recuperação, a parceria nesse domínio surge para responder à demanda uma vez que o mercado é vasto”.

“O que nos diferencia, em primeiro lugar, é a experiência que a Falcon Aviation traz, porque a Falcon já operou no Kuwait e em vários outros países, é reconhecida a nível mundial como uma das melhores nas operações de helicóptero para o setor petrolífero”, rematou Albano da Costa.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments