Angola: Polícia Nacional (PN) reforça “segurança” após acidente vitimando mortalmente militantes da UNITA

Face ao acidente de viação registado em Benguela no dia 17 de Junho, na estrada nacional número 250, Lobito/Bocoio, vitimando, mortalmente, seis pessoas, a Polícia Nacional em Benguela promete reforçar o sistema de fiscalização, sobretudo neste período de pré-campanha em que azáfama é maior e desaconselha o transporte de cidadãos em carroçarias, um local destinado a mercadorias.

A Polícia Nacional já confirmou o facto, descrevendo-o como trágico. O departamento da Viação e Segurança Rodoviária promete promover acções de aconselhamento aos partidos políticos e outras organizações sobre a perigosidade de transportar pessoas em lugares destinados a mercadorias e reforçar o sistema de fiscalização.

Em declarações à rádio Ecclésia, “o responsável daquele órgão do comando provincial, António Ngussi, lembra que a transportação de pessoas em carroçarias constitui uma infração, nos termos do Código de Estrada. Todavia, sustenta o responsável, a lei abre excepção naqueles casos em que há autorização de entidade competente”. Para o caso em particular, é competente o departamento de Viação e Segurança Rodoviária, salienta o responsável.

Recorde-se que seis cidadãos morreram e 24 outras ficaram feridas em consequência de um acidente de viação no troço Lobito Bocoio, ocorrido no Morro do Pundo, estrada nacional 250, no Bocoio, no dia 17, quando a viatura em que seguiam viagem perdeu os travões, acabando por despistar. As vítimas, todas elas militantes da UNITA, saiam de Benguela e Lobito e iriam participar num acto que visa assinalar o aniversário da LIMA, organização feminina da UNITA.

Em nota tornada pública na manhã de sexta-feira, 18, “o secretariado da UNITA em Benguela, comunica a todos os militantes, amigos e simpatizantes e a população o sucedido na estrada nacional número 250, no Bocoio”.

Segundo o documento a que este jornal teve acesso, o acidente ocorreu quando a viatura em que seguiam os membros da LIMA perdeu os travões e, de seguida, acabou por despistar.

Em consequência disso, continua a nota do secretariado da UNITA, seis pessoas morreram e 24 outras ficaram feridas, “dos quais 17 ligeiros e seis graves. Nesta hora de dor e luto, em nome de todos os quadros, militantes, simpatizantes, e amigos da UNITA em Benguela, a Direcção Provincial do Partido expressa os mais profundos sentimentos de pesar as famílias enlutadas”, refere a nota de imprensa, datada de 18 de Junho de 2021.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments