Angola: Serviço de Investigação Criminal (SIC) detém “falsificador da assinatura” do ministro do MINTTICS

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, na quarta-feira, em Luanda, o cabecilha de uma rede que falsificava guias de emissão de serviço com a assinatura do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Manuel Homem.

A detenção foi feita pelo Departamento de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional de Luanda, mediante mandado de detenção, por sequência investigativa.

O porta-voz da direcção nacional do SIC, superintendente de investigação criminal, Manuel Halaiwa, disse à ANGOP que o homem, de 44 anos, é supostamente técnico de relações públicas da Televisão Pública de Angola (TPA) e é apontado como o principal líder de uma associação de malfeitores.

De acordo com o oficial, foram apreendidos três passaportes de serviço e igual número de guias de missão de serviço para Portugal que seriam para supostos funcionários da TPA, com a assinatura falsificada do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e comprovativos falsos de testes da Covid-19.

“A detenção deste cidadão é resultado de um árduo trabalho de enfrentamento no combate ao crime, na sequência de quatro outras detenções feitas a coberto de mandados de detenção e uma em flagrante delito, ocorrida na sala de embarque do Aeroporto Internacional de Luanda, quando estes pretendiam sair do país com os respectivos documentos falsos, em Dezembro de 2021”, sustentou.

Fez saber que o esquema era orquestrado pelo suposto funcionário da TPA que em troca recebeu como recompensa a quantia monetária de 600 mil Kwanzas, na razão de 200 mil Kwanzas por cada processo.

Diante dos factos, acrescentou, e mediante mandado o homem recebeu voz de detenção e será presente ao magistrado do Ministério Público junto do SIC para o devido procedimento.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments