Angola: João Lourenço “com destino a Menongue”, província do Cuando Cubango

O Presidente do MPLA, João Lourenço, deixou esta sexta-feira Luanda, com destino a Menongue, província do Cuando Cubango, onde vai lançar a agenda política do seu partido, para o ano em curso.

Na sua visita de algumas horas, João Lourenço tem agendadas reuniões com a direcção do MPLA no Cuando Cubango, assim como com os primeiros secretários do seu partido das 18 províncias do país.

Carreira política

A política inicial de Lourenço foi confinada principalmente dentro do MPLA como um oficial responsável por manter o moral dos soldados da guerrilha alto. Após a sua nomeação como Governador da Província do Moxico em 1984, continuou a subir na hierarquia do partido no poder. Foi também Comissário Provincial da Província do Moxico para o MPLA, Presidente do Conselho Militar Regional da 3ª Região Política Militar, Primeiro Secretário do MPLA e Comissário Provincial da Província de Benguela. Foi Secretário de Informação do MPLA de 1992 a 1997 e Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA na Assembleia Nacional de 1993 a 1998.

Num congresso do partido, “foi eleito Secretário-Geral do MPLA a 12 de Dezembro de 1998. A sua eleição estaria ligada ao favor do Presidente José Eduardo dos Santos e pensava-se que Lourenço poderia suceder ao Santos em algum momento. No entanto, depois de dos Santos ter dito em 2001 que não iria tentar a reeleição como presidente, Lourenço manifestou abertamente o interesse em se tornar o candidato presidencial do MPLA e, assim, prejudicou sua posição com Santos, que aparentemente não tinha intenção de deixar o cargo, mas procurou expor rivais políticos”. Juilão Mateus Paulosucedeu-o como Secretário-Geral do MPLA num congresso do partido em Dezembro de 2003.

Lourenço foi Primeiro Vice-Presidente da Assembleia Nacional de 2003 a 2014. Foi nomeado Ministro da Defesa em abril de 2014, e foi nomeado Vice-Presidente do MPLA em agosto de 2016. Em setembro de 2018 tornou-se Presidente do MPLA, em substituição de José Eduardo dos Santos .

João Lourenço é muito próximo de Elliott Broidy . Através da empresa Circinus de Broidy, Broidy teria recebido $ 6 milhões em janeiro de 2017 para fazer lobby em nome dos interesses de Angola, organizando reuniões com angolanos e vários senadores republicanos dos Estados Unidos, incluindo Ron Johnson e Tom Cotton , promovendo uma relação mais próxima entre Washington e Luanda. tentando organizar reuniões entre Lourenço e Mike Pence e Donald Trump e permitindo que Lourenço participasse de um evento de setembro de 2017 no clube Mar-a-Lago de Trump, do qual Broidy é membro, no entanto, Lourenço não compareceu.

Em dezembro de 2016, “o MPLA designou Lourenço como o principal candidato do partido nas eleições legislativas de 2017 . Foi eleito Presidente de Angola a 23 de Agosto de 2017 e tomou posse a 26 de Setembro tornando-se o terceiro Presidente da história do país”.

Em 8 de setembro de 2018, foi eleito Presidente do MPLA, partido no poder de Angola desde 1975, tornando-se o seu 5º líder partidário.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments