Os Serviços de Investigação Criminal (SIC) incineraram hoje na cidade do Cuito, província do Bié, diversas quantidades de estupefacientes apreendidas no período de 26 de Junho de 2020 a presente data, em operações conjunta com a Polícia Nacional.
As drogas foram destruídas em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de Junho). Do volume queimado, constam mil e 131 plantas de cannabis sactiva (liamba) e 27 gramas de mentaphetamina.
Falando na cerimónia em alusão à efeméride, o director do gabinete de comunicação institucional e imprensa do Ministério do Interior no Bié, o intendente prisional José Capingãla Daniel, realçou que a acção resulta da colaboração com as autoridades tradicionais e a população em geral.
Na mesma período, foram abertos 171 processos crimes que resultaram na detenção 181 indivíduos, dos 155 julgados e condenados com as penas de um até 20 anos, e multas que variam entre cinco a 60 mil kwanzas.
Segundo a fonte, “o combate cerrado do cultivo, tráfico e consumo de estupefacientes e outras drogas que continua a minar o bem-estar da sociedade, constitui entre os desafios dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), na província do Bié”.
Entretanto, o procurador junto do SIC, Adriano Kanjambeco, disse que o consumo das drogas constitui um perigo na comunidade, apelando a denúncia dos infractores, mormente nas comunidades mais longínquos.