Angola: Serviço de Investigação Criminal (SIC) intensifica “combate ao cultivo” e “uso de estupefaciente”

Os Serviços de Investigação Criminal (SIC) incineraram hoje na cidade do Cuito, província do Bié, diversas quantidades de estupefacientes apreendidas no período de 26 de Junho de 2020 a presente data, em operações conjunta com a Polícia Nacional.

As drogas foram destruídas em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de Junho). Do volume queimado, constam mil e 131 plantas de cannabis sactiva (liamba) e 27 gramas de mentaphetamina.

Falando na cerimónia em alusão à efeméride, o director do gabinete de comunicação institucional e imprensa do Ministério do Interior no Bié, o intendente prisional José Capingãla Daniel, realçou que a acção resulta da colaboração com as autoridades tradicionais e a população em geral.

Na mesma período, foram abertos 171 processos crimes que resultaram na detenção 181 indivíduos, dos 155 julgados e condenados com as penas de um até 20 anos, e multas que variam entre cinco a 60 mil kwanzas.

Segundo a fonte, “o combate cerrado do cultivo, tráfico e consumo de estupefacientes e outras drogas que continua a minar o bem-estar da sociedade, constitui entre os desafios dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), na província do Bié”.

Entretanto, o procurador junto do SIC, Adriano Kanjambeco, disse que o consumo das drogas constitui um perigo na comunidade, apelando a denúncia dos infractores, mormente nas comunidades mais longínquos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments