Na província angolana do Uíge há crescente te preocupação com o aumento doa criminalidade que ocorre por toda a província.
Face a essa situação a delegação provincial do interior reuniu-se de emergência napassada quinta-feira, para analisar a situação operativa e traçar medidas para garantir a segurança pública na província.
O conselho consultivo alargado, contou com a presença da vice-governadora para o sector político e social Maria Fernando Cavungo em representação ao governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha
Maria Fernando Cavungo, reiterou a importância da delegação do MININT no cumprimento das políticas traçadas para a manutenção da ordem nas comunidades e na preservação da soberania nacional.
“Continuaremos a prestar maior atenção no combate cerrado à criminalidade, de modo assegurar o normal funcionamento das instituições democráticas e a segurança do cidadão e dos seus bens contra qualquer ameaça e agressão”, disse a vice-governadora do Uíge, para o sector político e social Maria Fernando Cavungo.
Na ocasião, a governante pediu aos membros do MININT de todos os municípios da província do Uíge, maior rigor na segurança pública.
Ao nível do Município sede da província, o administrador municipal do Uíge, Emílio de Castro, mostrou-se preocupado com o elevado índice de criminalidade na sede municipal do Uíge.
Castro fez notar que se até reentmente grupos de criminosos actuavamprincipalmnete à noite agora atacam cidadaos mesmo durante o dia.
Emilio de Castro, defendeu maior investimento na expansão de serviços policiais nos bairros periféricos da cidade do Uíge, tendo em conta o maior crescimento demográfico da população.