Angola/Zaire: Cuimba e Nóqui prevêem “explorar” ouro e cobre

Os municípios do Cuimba e Nóqui, na província do Zaire, passam a explorar ouro e cobre assim que forem concluídos os trabalhos de prospecção em curso nessas circunscrições.

Os trabalhos de prospecção decorrem há dois meses e estão a ser executados por duas empresas nacionais, visando determinar as reais potencialidades desses recursos minerais em cada municipalidade.

A informação foi avançada esta segunda-feira à imprensa, em Mbanza Kongo, pelo director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Sabino Maria da Conceição.

Conforme o responsável, em caso de descoberta dos referidos mineiros, o seu gabinete procederá ao licenciamento das empresas envolvidas para o início das actividades de exploração e transformação.

Informou que esta prospecção faz parte de um programa de levantamento das potencialidades mineiras de toda a província pelo Instituto Geológico de Angola (IGA), com o objectivo de atrair potenciais investidores.

“Estamos a fazer o levantamento taxativo das reservas minerais dos seis municípios da província para melhor direccionarmos os potenciais investidores”, ressaltou.

Avançou que se trabalha, neste processo, em estreita colaboração com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPIEX) e o Instituto Regulador do Sector Mineiro.

A província do Zaire, localizada geologicamente na bacia do Baixo Congo, detém várias potencialidades minerais, com destaque para granitos, burgau, quartzo, diamante, ouro e cobre.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments