“Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) financiou 1.807 projetos com 85,7 milhões de euros” — Governo de Angola

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) desembolsou, este ano, 45 mil milhões de kwanzas (85,7 milhões de euros) para financiar projetos nos setores da agricultura, comércio e distribuição, pecuária e indústria transformadora, anunciou hoje o Governo.

Segundo o secretário para a Economia de Angola, Ivan dos Santos, o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) aprovou 1.807 projetos, correspondente a mais de 71 mil milhões de kwanzas (135,2 milhões de euros), estando 714 projetos a aguardar pelos respetivos desembolsos.

Ivan dos Santos, que falava no habitual ‘briefing’ da semana, sublinhou que o financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) se enquadra no Projeto de Apoio ao Crédito (PAC), tendo sido aprovados 1.807 projetos nos setores da agricultura, comércio e distribuição, pecuária e indústria transformadora, os maiores beneficiários deste apoio, igualmente a pesca, turismo, resíduos urbanos, têxteis e vestuário.

A agricultura, com 413 projetos, comércio e distribuição com 268, a pecuária com 146, a indústria transformadora 106 e as pescas com 82 projetos, são os cinco setores mais beneficiados pelo PAC.

O governante angolano frisou que, até ao momento, a Unidade Técnica de Projetos concluiu 3.583 dossiers, dos quais submeteu 2.071 ao Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

“O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) aprovou 1.807 projetos, já financiou 1.093 e aguardam pelos respetivos desembolsos 714 projetos. Estão em carteira da Unidade Técnica de Projetos do INAPEM 1.512 projetos que aguardam por disponibilidade financeira para o efeito”, disse o secretário de Estado para a Economia de Angola.

O PAC tinha como meta inicial a aprovação de mil projetos, mas face à procura de financiamento foram aprovados mais 807 dossiers de crédito, “o que, por si só, revela a necessidade de financiamento da produção interna”.

Os projetos financiados têm um período de carência de 15 meses, os primeiros reembolsos devem começar a ser feitos em agosto do próximo ano.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments