Banco Nacional de Angola (BNA) quer um “setor financeiro robusto” no país para a diversificação económica

O Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, disse hoje que o sucesso da diversificação económica do país passa por um setor financeiro robusto, com bancos sólidos, regulamentação financeira adequada e financiamento às pequenas empresas.

De acordo com o responsável, a temática da diversificação económica e mercados financeiros, em discussão num fórum, em Luanda, não é uma abordagem nova, mas continua atual e a apresentar desafios.

“Não obstante os progressos assinalados, permanece um longo caminho a percorrer”, afirmou o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), realçando que a dependência do setor petrolífero torna a economia “vulnerável” às flutuações do preço do petróleo nos mercados internacionais.

“As últimas crises neste setor demonstraram claramente que a diversificação económica é o caminho a seguir para construirmos uma economia equilibrada e sustentável”, observou.

Falando hoje na abertura do XII Fórum Economia e Finanças: Diversificação Económica e Mercados Financeiros, Manuel Tiago Dias considerou que a diversificação económica envolve o alavancar dos outros setores de atividade que carecem de financiamento.

Para o gestor do Banco Nacional de Angola (BNA) “é indiscutível que um setor financeiro robusto, com bancos sólidos, regulamentação financeira adequada e o acesso ao financiamento para as pequenas e médias empresas são aliados de sucesso da implementação do processo de diversificação”.

Sinalizou que o Banco Nacional de Angola (BNA) não está alheio ao processo da diversificação económica de Angola “visto que, sem dúvida, esta mudança de paradigma impactará positivamente sobre a política monetária e cambial e, consequentemente, sobre os preços dos bens e serviços”.

Neste fórum promovido pela Associação Angolana dos Bancos (ABANC), no âmbito do seu 25.º aniversário, o governador do banco central angolano salientou que a instituição tem procurado apoiar os diferentes programas que visam impulsionar a diversificação da economia.

Destacou o aviso n.º10/23 de 06 de abril, como instrumento que tem tido um impacto significativo no crédito à economia, dando nota que desde a sua implementação até outubro passado foram já disponibilizados em projetos de créditos contratualizados pela banca comercial mais de 1 bilião de kwanzas (1,1 mil milhões de euros).

Argumentou que o referido montante disponibilizado corresponde a 16,36% da carteira global do crédito bancário e 78% da carteira de crédito alocada para o setor real da economia com destaques para os setores da indústria transformadora, sobretudo da agricultura, produção animal, caça, floresta e pescas.

“Os dados disponíveis até à data indicam que ainda no âmbito destes avisos foram criados mais de 46.000 postos de trabalho e em termos de abrangência às atividades financiadas já foram alocadas em 17 províncias”, assegurou.

Manuel Tiago Dias falou ainda de “esforços” que o Banco Nacional de Angola (BNA) tem desenvolvido para criar um ecossistema de pagamentos propício à inovação e à concorrência, do Laboratório do Sistema de Inovação do Sistema de Pagamentos em Angola, no âmbito da inclusão financeira.

Referiu, contudo, que a representatividade do setor informal, baixos níveis de literacia e inclusão financeira “constituem grandes desafios para a diversificação económica e desenvolvimento do sistema financeiro nacional”.

“Apesar dos programas já realizados, reconhecemos que existe um caminho longo a ser percorrido para alcançar níveis de profundidade do sistema financeiro, diversificação económica e crescimento sustentado, por este motivo foi constituído do Comité de Coordenação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira”, rematou o governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] pretende lançar um mercado cambial que está a ser preparado com outros intervenientes como o Banco Nacional de Angola (BNA) e a banca comercial “para mitigar o risco cambial” e dar mais “tranquilidade aos […]

trackback

[…] acordo com o documento disponibilizado pelo Banco Nacional de Angola (BNA), a que a Lusa teve hoje acesso, o saldo da conta de bens passou de 4,6 mil milhões de dólares […]

trackback

[…] sobre a probabilidade de o banco central angolano aumentar as taxas de juro, o economista admitiu que isso é provável: “Podem subir, mas há […]

trackback

[…] Banco Nacional de Angola (BNA) revelou hoje, em comunicado enviado à agência Lusa, ter sido alvo, em 06 de janeiro, de um ataque […]

trackback

[…] A nível das instituições financeiras bancárias, os incumprimentos das normas relativas à proteção dos consumidores de produtos e os serviços financeiros tiveram maior registo, com 16 ocorrências, sublinha-se no documento elaborado pelo departamento de Regulação e Organização do Sistema Financeiro do BNA. […]

trackback

[…] mais alto desde meados de 2023, e deverá terminar esta ano nos 19%, de acordo com as previsões do Banco Nacional de Angola, divulgadas na […]